Início das aulas: época de fazer exame de vista

Por Daniela Iamamoto, presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo

Há alguns sinais de problemas de visão que podem ser percebidos facilmente pelos pais e professores

Milhares de crianças vão voltar às aulas ou irão à escola pela primeira agora neste início de ano. Muitas podem apresentar dificuldade de aprendizado por um motivo que pode ser corrigido rapidamente: problema de visão. Por isso, é aconselhável que os pais levem as crianças para fazer exame de vista antes do início das aulas, o que evitará muitos transtornos. “O início do ano é o momento certo para os pais levaram seus filhos para fazer um exame de acuidade visual”, explica Daniela Iamamoto, presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo.

Há alguns sinais de problemas de visão que podem ser percebidos facilmente pelos pais e professores. Por exemplo, quando a criança chega muito próximo à televisão, sente dores de cabeça constantes, comprime os olhos para conseguir ler ou enxergar algo ou frequentemente esfrega os olhos. Na escola, demora mais do que os colegas para copiar as atividades, tem falta de atenção ou necessidade de sentar muito perto do quadro-negro.

Os optometristas são profissionais aptos a atender crianças e adultos e indicar o uso de óculos e lentes de contato em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.  “Eles também planejam e conduzem a reabilitação visual para estrabismo, ambliopia e outras alterações da visão binocular”, afirma Daniela. Porém, como profissional não-médico, não prescreve medicamentos e não trata de patologias.

O que é optometria

A optometria é uma ciência da área da saúde, não-médica, especializada na função visual.  O optometrista avalia a saúde visual, ocular e sistêmica, identifica preventivamente suas alterações e indica, quando necessário, soluções ópticas, terapêuticas e encaminhamentos a outros profissionais.

Para ser optometrista é necessário ter diploma de técnico ou superior nos cursos de Optometria em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).  O  profissional pode trabalhar em óticas, clínicas interdisciplinares, consultórios e clínicas de medicina do trabalho.


Tags: , ,