Papo de Mãe

Dia Mundial do Refugiado. Conheça famílias refugiadas no Brasil

20/06 é o Dia Mundial do Refugiado. Como vivem os refugiados no Brasil?  Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com famílias refugiadas que estão vivendo no Brasil.

Roberta Manreza Publicado em 20/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h56

Imagem Dia Mundial do Refugiado. Conheça famílias refugiadas no Brasil
20 de junho de 2018


20/06 é o Dia Mundial do Refugiado. Como vivem os refugiados no Brasil? 

Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com famílias refugiadas que estão vivendo no Brasil

O Brasil recebe pessoas refugiadas de outros países, que vem para cá fugindo de regiões em guerra ou de outros problemas que coloquem em risco a vida deles no lugar de origem.

Mas ao contrário do que possa parecer, os refugiados não são fugitivos ou foragidos da justiça, nem estão no Brasil de forma ilegal. Segundo o Ministério da Justiça, o refúgio pode ser solicitado por qualquer estrangeiro que possua fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, opinião pública, nacionalidade ou por pertencer a grupo social específico, e também por aqueles que tenham sido obrigados a deixar seu país de origem devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos.

Mas afinal, quem são essas pessoas, que motivos levaram a deixar o país de origem e como passa a ser a vida delas por aqui?

Papo de Mãe - Refugiados

Neste programa, vamos conhecer a histórias da Janey, mãe da Yakelin (18) e da Angel (2); da Anne, mãe da Raíssa (13) e da Eliana (2); da Astu, mãe da Mame Sophie (2) e da Mame Diarra (2 meses); e da Ghazal, mãe do Riad (13); da Yara (10) e Sarah (20 dias).

Especialistas: Larissa Leite, advogada, coordenadora de Relações Externas da Cáritas Brasileira; Pe. Paolo Parise, coordenadore da Missão Paz da Casa do Migrante; Ana Cláudia Madaleno,  diretora de Relações Institucionais da ADUS – Instituto de Reintegração do Refugiado.

Na reportagem de Fernanda de Luca, vamos ver um pouco a rotina desses refugiados. Letícia Bragaglia conversa com o povo pelas ruas de São Paulo e mostra o depoimento emocionante de um pai que ainda não conseguiu trazer a família para o Brasil.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

maes (1)casal sirio

larissa (1)pe paolo

ana claudiaclimaco

filha mae1 (1)filhas casal sirio

filha astufilho casal sirio

filho mae1filha 2 astu

Portal: www.papodemae.com.br

Facebook: www.facebook.com/papodemaeoficial

Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae

Twitter: www.twitter.com/papodemae

Instagram: https://instagram.com/papodemaeoficial

Youtube: www.youtube.com/papodemae

Assista ao Papo de Mãe sobre refugiados




Desafios / DilemasDestaquesDicasFamíliaMãe / PaiHome