Papo de Mãe

Exposição Retratos de Mãe: amor, superação e empoderamento

Exposição Retratos de Mãe, da fotógrafa Andréa Leal e curadoria de Simone Silvério, mostra dezoito  histórias reais dos desafios, dores, belezas da maternidade. A mostra conta com um aplicativo de realidade aumentada que exibe um vídeo de cada mãe contando sua trajetória de amor, luta e superação.

Roberta Manreza Publicado em 25/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h40

Imagem Exposição Retratos de Mãe: amor, superação e empoderamento
25 de junho de 2018


Exposição Retratos de Mãe, da fotógrafa Andréa Leal e curadoria de Simone Silvério, mostra dezoito  histórias reais dos desafios, dores, belezas da maternidade. A mostra conta com um aplicativo de realidade aumentada que exibe um vídeo de cada mãe contando sua trajetória de amor, luta e superação

Áurea: essa é a história de uma mulher que imergiu no mundo da microcefalia para fazer a diferença. Foto: Andrea Leal 

Uma parteira, de  80 anos, ícone do parto humanizado, que já realizou mais de seis mil procedimentos, uma jovem mãe  negra que cria sozinha a filha e defende a venda de mais bonecas negras nas lojas infantis. Histórias reais escritas pela premiada  jornalista Sílvia Bessa fazem parte de uma exposição de fotos do projeto Retratos de Mãe, criado em 2017 pela fotógrafa pernambucana Andréa Leal, e que teve curadoria da  fotógrafa paulista Simone Silvério. Pela primeira vez em São Paulo, a exposição gratuita acontece até  13 de julho na Galeria Studio Trend, no Alto de Pinheiros, em São Paulo.

A mostra reúne dezoito casos reais que marcam  momentos de amor e cumplicidade entre mães e filhos – biológicos ou adotivos.  “Estamos retratando mulheres fortes, com histórias marcantes, conhecer essas mães, escutar suas narrativas,  entender seus sentimentos e registrá-los,  de forma que as pessoas consigam interpretar suas histórias,  foi o que eu quis passar” , diz a fotógrafa Andréa Leal, que defende, em seus projetos bandeiras  como a  amamentação, o parto natural e humanizado, a presença  dos pais na vida dos filhos e o respeito às crianças especiais.

“Peço somente que, quando a menina crescer, não diga que eu a dei porque quis. Diga que dei porque não pude ficar com ela”, disse a mãe biológica de Jakyele que posa com a mãe adotiva.

A  jornalista que escreveu as histórias,   Sílvia Bessa, repórter especial do Diário de Pernambuco, também traz uma trajetória marcada pela maternidade.  Com vinte anos de profissão e mais de vinte prêmios na bagagem, entre eles  três Prêmios Esso, ela passou a escrever sobre temas envolvendo mulheres e mães após sua experiência de maternagem: primeiro com uma filha especial que viveu 111 dias e depois com duas filhas gêmeas.

Após passar por um sequestro com a filha, a técnica de enfermagem largou emprego e passou  a se dedicar à crianças com alto grau de vulnerabilidade social.

Curadora da mostra fotográfica, Simone Silverio, presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN) e membro da Associação Americana de Fotógrafos Infantis(NAPCP),  conta que se apaixonou pelo projeto assim que o conheceu e revela que se emocionou com cada uma das histórias. “Esse é um projeto repleto de aprendizado e crescimento que reúne muita gente talentosa”,  define.

A exposição tem o apoio cultural de Fujifilm, Magipix,  Viacolor e Virtual Produções.

Serviço:

Exposição: Retratos de Mãe da  fotógrafa Andréa Leal  – Curadoria Simone Silvério – Baseadas em textos da jornalista Silvia Bessa

Data: até  13 de julho

Horário: Das 9h às 18h, de segunda a sábado

Local:  Galeria StudioTrend – Rua Costa Carvalho, 213 – Alto de Pinheiros – SP

Livre

Entrada franca

PARA CONHECER MAIS PERSONAGENS CLIQUE AQUI: 

Site: https://andrealealfotografia.com/

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=tmyojhZ8vfg

Mídias Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/andrealealfotografia/

Facebook: https://www.facebook.com/andrealealfotografia/

https://www.youtube.com/watch?v=lX0fwhwF0vc&authuser=0



DestaquesMãe / PaiHome