Papo de Mãe

Papo de Mãe mostra história de gêmeos que fizeram transplante de coração

O Papo de Mãe, apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, exibe nesta sexta-feira (6/9), um programa especial sobre Transplante de Coração. A edição vai ao ar a partir das 18h45.

Roberta Manreza Publicado em 05/09/2019, às 00h00 - Atualizado às 15h01

Imagem Papo de Mãe mostra história de gêmeos que fizeram transplante de coração
5 de setembro de 2019


Na TV Cultura, Papo de Mãe mostra história de gêmeos que fizeram transplante de coração

O Papo de Mãe, apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, que nesta semana estreou com novidades na TV Cultura, exibe nesta sexta-feira (6/9), um programa especial sobre Transplante de Coração. A edição, que vai ao ar a partir das 18h45, tem as participações da cardiologista pediátrica Estela Azeka e de Mila Miranda Costa, mãe dos gêmeos Enzo e Benjamin, que necessitavam de transplante.

Em março, Enzo conseguiu um doador e fez o transplante de coração. No programa, Mila, a mãe dos gêmeos, que têm dois anos, comenta que nada foi diagnosticado durante o pré-natal e conta como descobriu o problema das crianças. Além disso, narra toda a trajetória com os meninos até o momento, e a expectativa pelo transplante de Benjamin.

A cardiologista pediátrica Estela Azeka, coordenadora clínica do Programa de Transplante Cardíaco Pediátrico do Incor (Instituto do Coração), explica sobre a doença cardíaca dos gêmeos e diz se é possível ou não diagnosticar o problema durante a gravidez. A especialista também fala, entre outros assuntos, sobre quantos transplantes são realizados no Brasil e quais as principais causas em crianças.

Ainda nesta edição, no quadro Papo de Rua, uma telespectadora divide sua história. Ela conta que desconfiava ter uma doença simples, mas a mesma se revelou um sério problema cardíaco.

O Papo de Mãe também mostra uma reportagem sobre uma corrida de obstáculos que exige bastante do coração da garotada. E diz se toda criança está preparada para encarar esse tipo de aventura.

Alguns dias após a gravação do programa, o pequeno Benjamin, que estava na fila de espera, também conseguiu um novo órgão, e fez o transplante no mês passado. A criança se recupera bem e, em breve, terá alta. Esse é um caso inédito no Brasil, em que os dois irmãos tinham a mesma doença cardíaca, com sintomas surgidos ao mesmo tempo.

O programa Papo de Mãe é exibido de segunda a sexta-feira, às 18h45. Desde a última segunda-feira (2/9), a atração ganhou 30 minutos diários, novo nome, mais interatividade com o público e reportagens ligadas ao tema do dia, produzidas em São Paulo e também em outros estados que compõem a rede da TV Cultura.



DicasHomeNotícias