Atenção com as doenças respiratórias no inverno

Otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Fabrizio Romano, fala sobre cuidados essenciais para a prevenção de doenças respiratórias

Redação Papo de Mãe Publicado em 24/06/2021, às 14h31

Doenças respiratórias são mais comuns no inverno -

Chegamos no inverno, estação do ano que costuma registrar baixas temperaturas especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Casacos, cobertores e alimentos que esquentam são bastante requisitados e trazem um certo conforto para o corpo e mente. Apesar de serem cruciais para esta fase do ano, eles não protegem totalmente das doenças respiratórias.

Os especialistas alertam: a chegada do inverno agrava doenças respiratórias da população. Uma das explicações para isso, é que com a baixa temperatura e umidade do ar, vírus e bactérias se proliferam com mais facilidade. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe causa comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas todos os anos.

O médico Fabrizio Romano, otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Rinologia, explica que os quadros mais comuns são resfriados e gripes, que causam sintomas leves de dores e escorrimento nasal. Entretanto, é preciso ficar atento, pois quadros de rinite alérgica e sinusite podem se desenvolver facilmente.

"A obstrução nasal pode indicar algum problema mais sério, inclusive tumores, por isso sempre é necessária a avaliação de um otorrinolaringologista", afirma o médico.

Veja também

Cuidados redobrados

Apesar de todos os olhares estarem voltados à Covid-19, as doenças respiratórias também são extremamente perigosas para os grupos vulneráveis, como idosos e crianças. Fabrizio Romano ressalta que é preciso adotar medidas de prevenção e cuidados.

Uma das formas de evitar o agravamento do quadro respiratório, é manter o hábito de limpar e hidratar o nariz, segundo aponta o médico. Ele explica que embora pareça algo simples, é uma das formas mais práticas de prevenir problemas nasais. "Essa prática diminui de 30% a 50% a frequência de uso de medicações, casos de gripes e resfriados", completa.

Uma gripe "simples" pode se transformar em problema respiratório mais grave

Ainda sobre a lavagem nasal, ela é indicada em todas as épocas do ano, ainda mais para as pessoas que são mais propensas a desenvolver uma rinite alérgica, mas é indispensável no inverno. "O ar frio e seco também piora os quadros alérgicos. Por isso, nesta época do ano devemos recobrar nossos cuidados com a respiração".

Fabrizio Romano também indica que para quem detecte um problema respiratória não dispense a consulta com um médico especialista, e deixe para trás o hábito de se automedicar. "Procure um otorrinolaringologista sempre que não estiver conseguindo respirar de forma adequada pelo nariz, ou então com sintomas como perda de olfato, secreção nasal, espirros, coceira e dor".

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com o nariz para prevenção das doenças respiratórias e os benefícios da respiração feita pelo nariz de forma correta, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), com o apoio da Libbs Farmacêutica, promoveram nesta semana o evento "Semana da Respiração Nasal", que acontece até amanhã, dia 25 de junho.

Para conferir mais clique aqui.

Assista ao Papo de Mãe sobre problemas respiratórios. 


saúdegripeinvernoresfriado

Leia também

Cardiopatia congênita: exames e sinais de alerta


Pais e mães educados são exemplos para filhos e filhas


Educação emocional e a humanização dos professores


Com a Covid-19, busca por congelamento de óvulos aumenta


Amamentação e cultura