Criando filhos e filhas: como impor limites pela autoridade e não pelo autoritarismo

Luiz Hanns vai dar um curso na Casa do saber a partir desta segunda para orientar pais e mães sobre como educar seus filhos e filhas nos dias de hoje

Mariana Kotscho* Publicado em 15/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h15

Luiz Hanns antecipa algumas dicas em entrevista ao Papo de Mãe -

De hoje até dia 18 (quinta-feira), a Casa do Saber promove os encontros “Caminhos para educar os filhos hoje”, com o psicoterapeuta e doutor em psicologia clínica Luiz Hanns. São 4 aulas on-line, sempre às 20hs.

Sim, podemos chamar de aulas porque pais e mães também podem aprender em cursos a serem pais e mães melhores. Os tempos mudam e a educação se transforma. Criar crianças e adolescentes é desafiador e precisamos acompanhar essas transformações.

O doutor Luiz Hanns procura fornecer em seus cursos ferramentas e recursos práticos para promover posturas mais cooperativas e preparar crianças e jovens para o mundo que os aguarda. Educar filhos é mais do que criá-los. É prepará-los para serem adultos capazes de lidar com a vida e desenvolver com eles competências socioemocionais para enfrentarem frustrações, aprenderem a negociar, adaptarem-se a mudanças rápidas, entre outros desafios.

Veja também:

“Hoje o mundo é menos hierárquico e menos autoritário e isso também é assim nas famílias e não se espera mais apenas obediência sem que a criança tenha vontade própria”, explica Dr.Luiz. Um dos desafios é ensinar filhos e filhas a aprenderem a fazer suas escolhas com responsabilidade, promovendo mais diálogos e respeitando direitos: “Com autoridade sem autoritarismo, o que é positivo”.

Em seus cursos e livros, Luiz Hanns fala sobre como colocar estes limites sem autoritarismo e sem violência, métodos que já foram usados no passado e não cabem mais atualmente. “Mostrar limites é diferente de impor. Mostrar funciona mais do que impor. Mas claro que há momentos em que tem que tem que impor e pronto e o desafio é identificar esses momentos.”

O diálogo entre pais, mães, filhos e filhas deve se dar em conexão com emoções e pensamentos. Gritos e castigos a toda hora não dão resultados, perdem o sentido.

A partir dos 4 anos, já é possível estabelecer diálogos complexos com crianças sobre assuntos como liberdade e ética, numa linguagem acessível. E nunca é tarde para começar, sempre é tempo de acertar. “Jamais vou ser escutado se eu não souber escutar”, lembra Dr.Luiz.

Em relação aos adolescentes, é esperada certa rebeldia, mas com respeito. Ter senso crítico e ser questionador, desde que com respeito, é algo esperado: “Adolescente questionador, sim. Respondão, não”. Luiz Hanns conta que para educar há 3 tipos de limites: leve, moderado e forte. E o momento de aplicar isso deve levar em conta a chamada “gestão de consequências”. O psicoterapeuta explica tudo isso nos cursos.

Assista no Youtube do Papo de Mãe à entrevista completa com Luiz Hanns, dividida em duas partes. Na primeira, falamos sobre diálogo e limites. Na segunda, conversamos sobre relação com a escola e o que fazer em casa para promover uma boa educação para a ética a partir de 6 pontos que são:

Educar dá trabalho. Mas quem disse que seria fácil?

Entrevista com Luiz Hanns parte 1:

Parte 2:

Sobre Luiz Hanns

Luiz Hanns é psicoterapeuta, graduado em psicologia pela USP, doutor e mestre em psicologia clínica pela PUC-SP. Professor convidado da Sigmund Freud Universität de Viena, foi também professor convidado da USP, consultor do Conselho Federal de Psicologia e presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia. Tradutor de Freud e autor de diversos livros sobre psicoterapia aplicada, incluindo “A Arte de Dar Limites: Como mudar atitudes de crianças e adolescentes”, publicado pela Companhia das Letras. Atende em consultório há mais de trinta anos.

Youtube: Psicologia aplicada à vida

Veja os temas dos encontros gratuitos on-line com Luiz Hanns na Casa do Saber. Inscreva-se clicando aqui:

1 – EDUCAR É PREPARAR PARA A VIDA, Segunda-feira, 15 de fevereiro, às 20h

Você entenderá porque o modo de vida atual tem tornado difícil dar limites e motivar filhos para se empenharem. Serão discutidas a relação entre genética e personalidade, além das seis competências que seu filho precisa desenvolver para lidar com a vida. Essa questões valem para famílias tradicionais, casais separados, pais e mães solteiros e casais não heteronormativos.

2 – OS TRÊS PACTOS ENTRE MÃES, PAIS E FILHOS, Terça-feira, 16 de fevereiro, às 20h

O encontro apresenta como formar com os filhos um pacto pela preparação para lidarem com a vida, transformando-os, de acordo com as condições de cada idade, em verdadeiros parceiros do projeto familiar de educação (o ideal é iniciar desde a infância, mas pode ser começado mesmo durante a adolescência).

Você entenderá como implementar na prática de sua casa três pactos fundamentais, que abrangem desde de temas como autonomia, saúde, ética, até regras e liberdade, entre outros.

3 – COMO DAR LIMITES? , Quarta, 17 de fevereiro, às 20h

Dar limites envolve por vezes mostrar limites, por outras impô-los. Para isso, ferramentas práticas como o diálogo em conexão com as emoções e pensamentos, em conjunto com a gestão de consequências e eventualmente repreensão e castigos, têm seu lugar e momento.

Nesse encontro você aprenderá quando utilizar a gestão de consequências, ou as repreensões e os castigos.

4 – O FUTURO EM DUAS COMPETÊNCIAS, Quinta-feira, 18 de fevereiro, às 20h

O encontro aborda como desenvolver no cotidiano de casa duas competências fundamentais para o futuro de seu(s) filho(s): a capacidade de autonomia e o saber lidar com a frustração. Os mesmos procedimentos podem ser aplicados às outras competências que você queira desenvolver com os filhos.

Sugestões de vídeos:

Criar e educar são a mesma coisa? https://www.instagram.com/p/CKPb0p6AhaA/

Bons exemplos funcionam? https://www.instagram.com/p/CKSF3R8gHR3/

Como melhorar nossa relação com o erro? https://www.instagram.com/p/CKUl9zQgGkR/

Limites: https://www.instagram.com/p/CKXJ_TwAAeo/

Idade, mudança de hábitos: https://www.instagram.com/p/CKZS5JUgalr/

Filhos, sonhos e ambições: https://www.instagram.com/p/CKb3MS6gHMY/

Brigas entre irmãos: https://www.instagram.com/p/CKecbVaAlpa/

Casa do Saber:

A Casa do Saber é um ambiente de debates e disseminação do conhecimento que oferece o contato com a cultura produzida pela humanidade de forma acessível e fiel às obras e seus criadores. Em 2020, em meio à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social, inaugurou uma presença ainda mais forte de maneira totalmente on-line. Além do aplicativo Casa do Saber On Demand, um novo site e uma programação de lives gratuitas (“Lives do Saber”), disponibilizou uma programação de cursos especialmente captados e interativos com nomes como Clóvis de Barros Filho (“Por Uma Vida Bem Vivida”), Luiz Hanns (“À Procura da Felicidade Conjugal”) e Maria Homem (“A Tripla Jornada: Mulher, Mãe e Profissional”).

*Mariana Kotscho é jornalista e apresentadora do Papo de Mãe. Tem 3 filhos.

papo de mãeDiálogo com filhoscasa do sabereducar os filhosescutar os filhosluiz hanns

Leia também

Um novo olhar: documentário mostra a criação das crianças indígenas


Pais e mães educados são exemplos para filhos e filhas


Em homenagem ao dia das mães, CUFA Pedreira atende 300 mães solo


A criação de adolescentes e jovens: Onde foi parar a nossa aldeia?


Felicidade instantânea e a criação dos nossos filhos e filhas