Dor nas costas das crianças – Quando é hora de procurar um especialista?

Roberta Manreza Publicado em 22/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h11

-
22 de setembro de 2016


Por Leonardo Machado, fisioterapeuta *

Dor nas costas não é exclusiva dos idosos. Esse desconforto é, na verdade, bastante comum em todas as idades. Em crianças, por exemplo, os incômodos na coluna estão se tornando mais frequentes. Muitos adultos custam a acreditar que um problema como esse já atinge os mais novos e, por isso, acabam retardando o tratamento ou não cultivando hábitos para evitar o problema.

 O fisioterapeuta Leonardo Machado, especialista em Saúde Integrativa explica abaixo como evitar ou tratar a dor nas costas em crianças:

E como prevenir dor nas costas em crianças?

A melhor forma de tratamento é a prevenção. Então, comece a estimular o seu filho para que ele crie bons hábitos nas mais diversas situações. Isso é de grande importância, já que se a dor não for logo tratada na infância, ela pode se tornar crônica e prolongar-se até a idade adulta.

É raro que crianças abaixo de 5 anos reclamem de dores nas costas devido a problemas musculares. Porém, se os sintomas aparecerem, é preciso ficar atento! Antes de levar o seu filho ao médico, repasse a rotina dele durante o dia. Correu muito? A mochila estava muito pesada? Caiu em algum lugar?

 Se a dor persistir, procure um especialista. Afinal de contas, como vimos, a dor nas costas em crianças pode ocorrer por muitas causas que não a muscular.

*Leonardo Machado é especialista em Saúde Integrativa (Conceito SIN), membro da Sociedade Brasileira de Fisioterapia. Formado há 15 anos pela UFRJ, pós graduado em fisioterapia ortopédica pela UNESA-RJ, mestre em bioengenharia pela UNIVAP-SP. Criador da plataforma Por Uma Vida Sem Dor, onde sugere de forma gratuita dicas de atitudes, exercícios e hábitos que podem reduzir o processo da dor.

Assista ao Papo de Mãe sobre ‘A saúde da coluna’ 

Veja também o Papo de Mãe sobre ‘Obesidade Infantil’




colunapeso da mochilamá posturaproblemas de colunasaúde da colunadores nas costaspostura