É possível ter parto normal depois de cesárea?

A médica Ligia Santos tira as dúvidas sobre a possibilidade ou não de a mulher ter um parto normal depois de já ter passado por uma cesárea

Mariana Kotscho* Publicado em 30/07/2021, às 07h00 - Atualizado às 08h00

Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe -

Há mulheres que querem muito ter parto normal depois de ter tido uma cesárea, mas muitas têm medo, não sabem se podem ou não, se correm riscos ou não. A Dr.a Ligia Santos explica que após uma cesárea é possível sim tentar um parto normal, principalmente se a cirurgia tiver acontecido há mais de dois anos.

Se a mulher já tiver feito duas cesáreas ou mais, nem sempre o parto normal é indicado porque o útero, que é bem pequeno, é composto por diversas camadas de músculo e quando é feita a cesariana, no processo de cicatrização, se forma um tecido diferente e quanto mais cicatrizes, maior o risco de rompimento do útero no trabalho de parto.

Veja também

A médica explica que é possível que a mulher que não teve parto normal antes entre em trabalho de parto, mas se ela já tiver tido muitas cesáreas, o parto normal é arriscado. "Porém, com apenas uma cesárea anterior, é sim possível, o médico vai avaliando", explica a Dra.Ligia. Também é possível fazer uma indução do parto se já estiver passando do tempo e esta indução pode ser feita com uma sonda, de forma mecânica. Mas se a mulher não tiver nenhuma dilatação, daí terá que fazer outra cesariana.

A questão da dor na hora do parto normal não terá relação com o fato de a mulher ter tido uma cesárea anterior ou não. "Vale a pena a tentativa", incentiva a ginecologista Ligia Santos.

O parto normal após uma única cesariana só é contra-indicado se a mulher tiver tido um corte longitudinal anteriormente.

"Eu quero reforçar a importância do parto normal, o quanto ele é benéfico pra mãe e pro bebê. Se você tem chance, pelo menos tenta, se permita entrar no parto normal", finaliza a Dra.Ligia. E completa: "Tem muita chance de dar certo".

O parto normal tem a vantagem de fazer com que você e seu bebê tenham recuperações mais tranquilas e menor chance de intercorrências". (L.S.)

Assista ao vídeo da Dra.Ligia Santos sobre partos

*Mariana Kotscho é jornalista

hora do partoparto normalcesárealigia santostipos de parto

Leia também

Como descobrir e tratar a infertilidade do casal?


Incompetência istmo cervical, o que é?


Crescimento intrauterino: e quando há algum problema?


Gestação com DIU: feto pode se desenvolver com o dispositivo?


Vulvovaginite na infância: o que é e como tratar