PAPO DE TIA – A relação entre tios e sobrinhos

pmadmin Publicado em 19/09/2011, às 00h00 - Atualizado em 03/10/2014, às 19h52

-
19 de setembro de 2011


No Brasil, cada vez mais casais estão optando por não ter filhos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE mostram que, de 1998 a 2008, a proporção de casais sem filhos cresceu de 13,3% para 16,7%.

Pelo mundo, a gente percebe que a tendência é a mesma. Na Alemanha, segundo o Instituto Nacional de Estudos Demográficos, um terço das mulheres com ensino superior renunciam à maternidade e, no total, uma alemã em cada cinco nunca terá um filho. E no Reino Unido, o número de mulheres sem filhos duplicou em 20 anos. De acordo com um estudo publicado pelo The Guardian, apenas 36% de mulheres preferem ser mães a trabalhar.

Pois é, e o que a gente sabe é que muitas mulheres não tem filhos por opção mesmo. Muitas delas estão completamente realizadas no papel de tias. E como mamães e papais têm trabalhado muito hoje em dia, nada melhor do que ter uma tia por perto na hora do sufoco.

Para a psicóloga brasileira Luci Helena Baraldo Mansur, autora do livro “sem filhos: a mulher singular no plural” essa tendência de não ter filhos aparece principalmente nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, por exemplo, já existem organizações que oferecem apoio e informação para as pessoas sem filhos. Uma delas, o clube social sem fins lucrativos canadense No Kidding, tem filiais espalhadas pelo mundo que promovem atividades sociais como festas e caminhadas para casais e solteiros sem crianças.

Já a americana Melanie Notkin, por exemplo, fundou o site “Savvy Auntie” (Titia experiente), que traz dicas para mulheres que, sem filhos, amam crianças e fazem o papel de tias e madrinhas dedicadas e carinhosas. O endereço para quem quiser conhecer o site é o www.savvyauntie.com.

Dica: Papo de Mãe – Papo de Tia




Papo de tiatios e sobrinhos