Foguete de garrafa pet para diversão e aprendizado

Brincando e aprendendo ciências no lançamento de um foguete de garrafa pet

Prof Fábio Aparecido* Publicado em 29/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h18

Foto arquivo pessoal -

Como professor de matemática gosto muito de trabalhar temas interdisciplinares com os meus alunos em sala de aula com aplicações em várias disciplinas como a língua portuguesa, geografia, física, química, biologia, educação física, etc.

Como pai gosto muito de incentivar a interdisciplinaridade com o meu filho de 6 anos e neste mês vou compartilhar com você uma atividade muito bacana que envolve o lançamento de uma garrafa pet na forma de foguete utilizando uma base de PVC, tendo como combustível (água+pressão), sendo a pressão obtida por uma bomba de encher pneus de bicicleta.

Vídeo do lançamento aqui 

Veja também: 

Lembrando que a participação do responsável é muito importante não só na construção em todas as etapas,  mas principalmente como um grande incentivador do ensino de ciências.

Além de ciências, este projeto trabalha as habilidades como a leitura, interpretação, concentração, raciocínio, integração e troca de experiências que  são indispensáveis no aprendizado escolar.

Aproveite e participe dessa brincadeira também, isso ajuda na valorização da autoestima e desperta a criatividade da criança e do adolescente.

Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui, ele é muito importante para nós e aproveite deixe uma sugestão de tema para os próximos artigos.

O projeto com todos os detalhes da construção estão nos vídeos:

“Um abraço e sucesso nos seus desafios!

*Professor Fábio Aparecido  é fundador da página “Projetos de Matemática”  é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Seus projetos foram mencionados  pelo MEC (Ministério da Educação) por 3 anos.

Instagram @prof.fabioaparecido

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre como a matemática pode ser divertida e se inscreva no canal do YouTube do Papo de Mãe:

aprendizado de ciênciasaprendizado e brincadeiraaprendizado e diversão

Leia também

Seu filho já brincou com a torre de Hanói?


Biólogo lança livro infantil sobre diversidade: 'Não existe preconceito no mundo animal'


Crianças com altas habilidades na pandemia


Volta às aulas presenciais: o que esperar?


Quando tudo isso passar: livro infantil mostra os dilemas da pandemia na ótica de uma criança