Março é o mês para celebrar e conscientizar a população sobre a Síndrome de Down

A data será celebrada virtualmente, com segurança e sem eventos presenciais. A decisão é de extrema importância, pois essas pessoas fazem parte do grupo de risco e têm maiores chances de desenvolver a doença de forma grave

Thaissa Alvarenga* Publicado em 04/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h27

Com o tema “Conectar”, o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, será celebrado de forma segura para todos -

Promover a inclusão é tarefa diária de toda sociedade. Mas este mês traz uma data importante, que precisa ser usada para ressaltar o desafio. Em 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, que, neste ano, se adapta à realidade da pandemia e ganha novos formatos de comemoração.  Para nós, mães, pais e famílias de pessoas com síndrome de Down, a data tem uma importante simbologia, pois aproveitamos a celebração para fazer campanhas, ações de conscientização e eventos para levar informação à população e despertar, aos poucos, outros olhares para a esta condição genética.

Refletindo as maneiras adotadas para evitar o contágio de Covid-19, que temos aprendido ao longo do último ano, como o isolamento e os encontros online, a Down Syndrome International (DSI) escolheu o tema ‘Conectar’ para a campanha de 2021. A data será celebrada virtualmente, com segurança e sem eventos presenciais. A decisão é de extrema importância, pois essas pessoas fazem parte do grupo de risco e têm maiores chances de desenvolver a doença de forma grave.

Veja também:

Desde o início da pandemia nos reinventamos, aprendemos a conviver com a distância física, mas continuamos conectados e a proposta da campanha deste ano é justamente compartilhar ideias, informações, experiências, fortalecer a defesa pelos direitos da população com síndrome de Down e unir todos que lutam pela causa. Claro, queremos alcançar muitas pessoas e toda a população é convidada a participar. O importante é fazer o possível e o que for seguro para defender a igualdade de direitos.

No Brasil, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down tem incentivado toda a comunidade a celebrar a data, de forma segura. As pessoas com síndrome de Down, suas famílias, defensores da causa, profissionais que trabalham com essa população e organizações farão suas próprias atividades e participarão dessa campanha em prol da conscientização.

A ONG Nosso Olhar convida a todos a participar deste grande movimento de inclusão. Neste ano, preparamos um cronograma especial para a população se #CONECTAR e acompanhar as transmissões online. O nosso objetivo é mobilizar, conscientizar e fortalecer a causa. Afinal, com informação é possível mostrar a importância de tratar as pessoas com deficiência com respeito e inseri-las em todos os setores da sociedade, pois elas são capazes de conquistar a própria autonomia.

A celebração do dia Internacional da Síndrome de Down é um marco histórico e a data não foi escolhida por acaso. O dia ‘21/03’ foi definido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo ‘21’, formado geralmente por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, elas apresentam ‘três’ cromossos. Por isso, o dia 21 e o mês três foram escolhidos de forma simbólica.

A campanha foi organizada inicialmente em 2006, quando a Associação de Síndrome de Down de Singapura (Down Syndrome Association Singapore) lançou e hospedou o site WDSD de 2006-2010, em nome da Down Syndrome International (DSI), para que as atividades globais fossem registradas. Logo depois, a Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down trabalhou com a Down Syndrome International e seus membros para lançarem uma ampla ação e ganhar apoio internacional.

Após o trabalho em conjunto e esforços do Brasil e da Polônia, a resolução foi aprovada por consenso durante a reunião plenária do Terceiro Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas, em novembro de 2011. A partir daí, grupos e associações que apoiam a causa síndrome de Down em todo o mundo fizeram campanha para que seus governos copatrocinassem a resolução. O desejo foi atendido e 78 Estados-Membros da ONU apoiaram.

A celebração ganhou força quando a DSI lançou uma petição internacional para a adoção do Dia Mundial da Síndrome de Down pela ONU. Essa petição recebeu mais de 12.000 assinaturas em um período de 2 semanas e foi apresentada ao Presidente do Terceiro Comitê.

Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 21 de março como o Dia Mundial da Síndrome de Down, enfatizando a importância de aumentar a consciência pública sobre a Síndrome de Down. Desde então, a data ganha um novo tema a cada ano para levar conscientização e informações sobre a deficiência intelectual.

*Thaissa Alvarenga é fundadora da ONG Nosso Olhar, comanda o blog Chico e Suas Marias e o Programa Inclua Mundo

nossoolhar.org

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre síndrome de Down:

Dia internacional da síndrome de downONG Nosso Olharcelebrar o dia internacional da síndrome de downconscientização da síndrome de downinclusão e a síndrome de downmarço e a síndrome de downsíndrome de down e a pandemia

Leia também

'A fala do ministro da Educação não representa uma sociedade que luta pela inclusão'


Mãe não consegue matricular filha com síndrome de Down em escolas particulares de Cuiabá


Primeira vereadora com síndrome de Down do Brasil: uma vitória para a inclusão


Campanha pede vacinação imediata contra Covid-19 para as pessoas com síndrome de Down


Março é o mês da Síndrome de Down e ‘se conectar’ é a nova forma de celebrar