“Meu filho com dengue”: sintomas podem parecer com os da Covid

Entenda a importância da prevenção e saiba como identificar os sintomas e tratar a dengue

Carolina Novaes* Publicado em 10/06/2021, às 13h03

Ana Carla Chammas e o filho João Felipe - Foto: arquivo pessoal

Segundo dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, até a décima semana de 2021, foram notificados 103.595 casos prováveis de dengue no Brasil. Em comparação com o ano de 2020, houve uma redução de 74,3 % de casos registrados para o mesmo período analisado.  

Mas o Ministério aponta que em decorrência da epidemia de Covid-19 os dados podem estar subnotificados ou atrasados, já que existe uma mobilização das equipes de vigilância e assistência para a demanda do combate ao coronavírus, e também um possível receio da população em procurar um atendimento em uma unidade de saúde.

Veja também 

O Papo de Mãe entrevistou a Ana Carla Chammas, de Porangaba, no interior de São Paulo. O filho dela, o João Felipe, de 8 anos, está com dengue. Ele começou a apresentar os sintomas no último domingo (06) pela manhã, com uma febre bem forte, alta e moleza. “Meu filho tem TDHA, então ele joga no celular e quando está bem, é um barulhão aqui em casa e percebo que não está bem quando está muito quietinho, e esse quadro de febre durou o dia todo”, afirma a mãe. 

Ana Carla e João Felipe. Foto arquivo pessoal. 

Ana Carla deu antitérmico, mas a febre não diminuiu e por isso recorreu a um pronto-socorro. “Fizeram o teste da dengue e deu positivo”, relata. Após a hidratação feita no hospital, a criança foi liberada e segue com os cuidados em casa. 

João Felipe, 8, no hospital. Arquivo pessoal.

Segundo o Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, infectologista do Hospital Infatil Sabará, a cidade de São Paulo, até os últimos dados do boletim epidemiológico do ano, teve em torno 5.700 casos de dengue, o que segundo o médico, é quase 3 vezes o número de casos registrados em todo ano de 2020. "O que se espera a partir de agora, é que o número de casos diminua, na verdade já se verificou uma diminuição no mês de maio em relação ao mês de abril, então normalmente a média histórica dos casos de dengue, o pico acontece no mês de abril, e depois tende a começar a diminuir, por conta do frio e da diminuição de chuvas que acontecem nos meses mais frios do ano", relata o infectologista.

Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior

Sintomas 

Os sintomas em geral, provocados pelo mosquito Aedes Aegypti, podem ser, segundo o Ministério da Saúde, febre aguda com até sete dias de duração, acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e articular, prostração e manchas vermelhas na pele, com ou sem sangramentos. A criança pode ser assintomática ou apresentar sinais e sintomas inespecíficos, como febre, fraqueza, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

Nos menores de dois anos de idade – principalmente nos menores de seis meses – sintomas como dor de cabeça e dores no corpo podem se manifestar por choro persistente, fraqueza e irritabilidade, podendo ser confundidos com outros quadros infecciosos febris. "Em crianças pequenas o quadro pode ser difícil de se identificar, vai se manifestar por uma febre, a dengue tem como característica principal uma doença febril aguda, que vai durar no máximo por 7 dias, e dependendo da criança, ser acompanhada por manifestações gastrointestinais; diminuição da aceitação alimentar. Crianças que apresentam esses sintomas depois de 48 ou 72 horas precisam ser levadas para o pediatra, para uma avaliação" afirma o infectologista, Dr. Francisco.  

Tratamento

O tratamento após a confirmação da dengue é feito com hidratação contínua via oral e observação. "Observar os sinais que chamamos de gravidade, como o aparecimento de sanguamento ou quaisquer outros sinais que possam estar realcionados a síndrome do choque da dengue, que é uma diminuição importante da pressão e que acontece normalmente não por sangramento externo, mas por estravazamento de líquidos dentro dos vasos, para os espaços interficiais e cavidades, em que esse líquido pode se acumular na cavidade pleural, abdominal", alerta o infectologista.

Para o Dr. Francisco, a dificuldade respiratória, dor abdominal, palidez, número de batimentos cardíacos muito acelerados, são sintomas que deve fazer com que a criança seja levada para uma reavaliação. 

Prevenção

A mãe de João Felipe nos contou que sua cidade, Porangaba, está com muitos casos de dengue, e que ainda observa uma negligência por parte da população. “Existe um terreno baldio ao lado da minha casa e o vizinho não tem preocupação nenhuma, a casa está abandonada. O mato cresce e se não é a gente que poda o quintal, isso não acontece”. 

Para o Dr. Francisco, o maior cuidado que todos devem ter, é com o entorno da sua casa, "Nós sabemos que mais de 80% das vezes o criadouro está dentro do domicílio, ou no peridomincílio, ali no quintal, na pracinha próxima, no terreno baldio ao lado, no telhado etc, e são nesses locais que  o mosquito irá colocar seus ovos. O mosquito precisa da proximidade com os seres humanos para a fêmea se alimentar do sangue", afirma o infectologista.

Ele complementa dizendo que os cuidados para além dessa parte essencial, em lugares que é sabido que a taxa da doença é alta, os pais podem tomar como medida de prevenção a colocação de telas nas janelas ou mosquiteiros nos berços das crianças. "Além disso pode-se utilizar também repelentes diretamente na pele da criança a partir de 6 meses de idade, e é muito importante que um adulto aplique o repelente, tendo o cuidado de não colocar nas mãos e no rosto da criança, para não tem uma intoxicação", alerta Dr.Francisco. 

Portanto, a medida mais eficaz de prevenção continua sendo o combate ao mosquito transmissor da dengue, por isso, é necessária uma atenção redobrada em ambientes com água parada e manter depósitos de água totalmente fechados. 

*Carolina Novaes é repórter do Papo de Mãe. 

Assista ao Papo de Mãe sobre dengue. 

dicassaúdedengue

Leia também

Exposição retrata crianças afetadas pelo vírus da Zika


País terá neste Sábado (13) Dia de Mobilização para Combate ao Aedes Aegypti


Zika: saiba quais os repelentes mais indicados contra o mosquito Aedes Aegypti


Conheça a Febre Zika, doença transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue e da Febre Chikungunya


Que tipo de repelente usar contra Dengue?