O poder das histórias

Saiba como surgiu o Podcast “Histórias da Vovó”,  sucesso de audiência na pandemia

Ivani Cardoso* Publicado em 24/01/2021, às 00h00

Ivani Cardoso fala sobre o podcast "Histórias da Vovó" -

Eu adoro contar histórias. Como jornalista, como mãe, como avó, como alguém que sabe como é importante abrir portas e janelas para a imaginação. Contei histórias para meus filhos, sobrinhos, filhos de amigos e depois que minhas netas nasceram, elas viraram meu público especial. Helena, agora com seis anos, encomendava histórias e dava os temas. A vovó contava e ela ficava toda feliz. E pedia mais. Julia acaba de fazer dois anos, mas já consegue prestar atenção em histórias bem curtas e folheia livros com muita atenção. Esse amor pela literatura que ajudei a passar para meus filhos e minhas netas é um grande orgulho.

Quando veio a pandemia eu fiquei perdida. Não tanto com o isolamento, mas com a saudade das meninas, filhas do meu filho mais velho. Até doía.

Claro que nos falávamos sempre e nos víamos pelo face time, mas não dá para contar histórias assim, as crianças não têm muita paciência. Mas eu percebi que para ouvir, elas têm.

Depois que mandei a primeiras histórias e descobri que as pequenas e as primas, também isoladas em uma chácara no interior de São Paulo, curtiam, fui contando outras. Curtas, não mais que 4 minutos, para garantir audiência.

Veja também:

E eu levava personagens dos contos de fadas, dos desenhos e da imaginação para interagir com elas na chácara onde estavam. Minha filha, que acompanhava de longe, resolveu criar um podcast “Histórias da vovó”, pelo Spotify, e eu fiquei muito feliz.

Saiu matéria no Estadão, na TV Tribuna (Globo de Santos) no G1, fiz algumas lives contando a experiência. Meu entusiasmo maior é inspirar outras avós a fazerem o mesmo. As crianças embarcam nesse mundo e depois também vão criando suas histórias. É lindo ver essa multiplicação das aventuras.

Depois disso também comecei a contar histórias com meninos, a pedidos de avós. Saí só do mundo das princesas e fui procurar saber mais sobre carrinhos, heróis e dinossauros. Também fiz algumas histórias para netos de amigos. E achei o máximo quando Helena me pediu uma história para ela dar para um amiguinho que fazia aniversário.

Comecei também um Instagram @historiasdavovoi, onde posto vídeos e compartilho as histórias.

Se contar histórias foi uma forma de diminuir a distância, também se transformou em uma diversão. Pesquiso personagens para novas histórias, vou buscar outros mais antigos. E assim, Emília, Princesa Aurora, Peter Pan, Little Pony e tantos outros vão chegando neste universo mágico.

*Ivani Cardoso é jornalista, mãe e avó. 

Confira o programa do Papo de Mãe sobre a relação entre avós e netos:

contar históriashistórias na pandemianovos contadoras de históriasPodcast de históriasPodcast Histórias da VovóPodcast na pandemiaVovós na pandemia

Leia também

Como a ficção pode ajudar crianças e jovens com deficiências? Dona Hermínia, personagem de Paulo Gustavo, contribui com as respostas


Entrevista sobre educar filhos, inclusive na quarentena


Foto de celular pode prevenir cegueira infantil


26 de julho, Dia dos Avós – Começa tudo novamente? Não exatamente!


Histórias dos avós: as maiores heranças que um neto pode ter