Papo de Mãe mostra as histórias de mães e filhos que convivem com o lúpus, doença da cantora Selena Gomez. E saiba por que as adolescentes acabam abandonando o tratamento e colocando a própria ...

Roberta Manreza Publicado em 02/09/2016, às 00h00

-

Papo de Mãe mostra as histórias de mães e filhos que convivem com o lúpus, doença da cantora Selena Gomez. E saiba por que as adolescentes acabam abandonando o tratamento e colocando a própria vida em risco.

2 de setembro de 2016


Por Roberta Manreza,

Reprodução/Instagram

Selena Gomez  anunciou nesta semana que fará uma pausa na carreira para cuidar da saúde. Em outubro do ano passado, a cantora revelou ter lúpus, uma doença crônica. O lúpus pode ser controlado com um tratamento adequado, mesmo assim, Selena enfrenta depressão, ansiedade e pânico.

Doença autoimune, o lúpus pode aparecer na infância ou na vida adulta e atinge mais o sexo feminino, na proporção de nove mulheres para cada homem. O Brasil tem cerca de 200 mil pessoas com lúpus.  São mais de mil casos diagnosticados por ano. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, 4.475 pessoas foram internadas por causa da doença.

Neste programa especial sobre lúpus, saiba como identificá-lo. Os sintomas podem ser confundidos com muitas outras doenças, por isso, o difícil diagnóstico.

O lúpus não tem cura, mas há controle. Quem tem lúpus não pode tomar sol e precisa evitar lugares com muitas pessoas. Há dores crônicas que variam em diferentes partes do corpo. Dependendo da gravidade da doença, os tratamentos têm efeitos colaterais.

Muitas adolescentes acabam abandonando os remédios por causa do mal estar, dos inchaços, das acnes e da queda de cabelo. O apoio psicológico é fundamental para quem tem lúpus. Uma alimentação específica também é recomendada.

As mulheres com lúpus precisam redobrar o cuidado durante a gravidez, mas não estão proibidas de ter filhos.

Veja tudo isso no Papo de Mãe sobre a doença.




lúpus doençaautoimune selenagomez