Pensão alimentícia: até quando é devida à ex-cônjuge?

O advogado Anderson Albuquerque esclarece dúvidas jurídicas em torno de questões que envolvem a pensão

Anderson Albuquerque* Publicado em 16/08/2021, às 07h00

Existe a pensão paga aos filhos e, em alguns casos, ao/à ex -

"Casou para viver às custas do marido". "Gasta a pensão do filho todinha no salão!" A maioria das mulheres já escutou frases como essas. Nossa sociedade patriarcal sempre enxergou a mulher como inferior, incapaz de se sustentar sozinha, dependente emocional e financeiramente do homem.  

Mas a realidade, hoje, é bem diferente. As mulheres conquistaram seu espaço, e estão lutando por seus direitos após a separação. Porém, um dos maiores problemas enfrentados por elas é a questão da pensão alimentícia.

Esse tema é tão importante que o não pagamento da pensão pode levar à única prisão civil por dívida existente no nosso país. Mas quem tem direito a receber a pensão alimentícia e como ela é estipulada?

pensão alimentícia é um direito dos filhos, ex-cônjuge ou ex-companheiro e pais, contanto que seja comprovada sua necessidade. Ou seja, para a estipulação de alimentos, é levado em conta tanto a possibilidade quanto a necessidade, sendo a possibilidade o quanto o alimentante (quem paga o benefício) pode contribuir, e a necessidade o quanto o alimentado precisa da pensão para sobreviver.

Veja também

Uma das maiores dúvidas sobre pensão alimentícia é em relação ao tempo que ela pode durar e em que casos o alimentante pode deixar de pagar o benefício, o que varia se a pensão é paga ao ex-cônjuge ou se é paga ao filho ou filhos menores.

No caso de filhos menores, a pensão alimentícia é obrigatória até os 18 anos e, depois dessa idade, a obrigação de pagamento termina quando o filho possui condições de se sustentar, quando se casa ou quando termina a faculdade. Mas e no caso da pensão paga à ex-cônjuge?

​Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que haja exoneração da pensão alimentícia entre ex-cônjuges, não se deve levar somente em conta uma mudança no binômio necessidade-possibilidade, deve-se considerar também há quanto tempo a pensão é paga e a capacidade potencial para o trabalho de quem recebe os alimentos.

O ex-cônjuge, caso esteja impossibilitado financeiramente de arcar com o pagamento da pensão, pode entrar com uma ação para sua exoneração, com base no artigo 1.699 do Código Civil de 2002:    

"Art. 1.699. Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo."

É importante lembrar que não existe limite de tempo para que a obrigação do pagamento de pensão alimentícia deixe de existir. Ao mesmo tempo, o alimentado não pode depender para sempre da pensão para sobreviver.

Assim, caso a ex-cônjuge já tenha condições de trabalhar e garantir sua subsistência ou caso o alimentante prove um encargo financeiro maior, decorrente da formação de uma nova família, por exemplo, pode ocorrer a exoneração da pensão alimentícia.

Faz-se necessário mencionar, contudo, que a formação de um novo lar não desobriga o homem do pagamento de pensão alimentícia aos seus filhos. Mesmo que a manutenção de duas famílias ocasione um aumento dos gastos para o homem, os filhos da primeira relação e os da segunda têm iguais direitos perante a lei, portanto, devem ter os mesmos benefícios.

Por fim, conclui-se que é possível pedir a exoneração da pensão alimentícia em determinadas situações, e que é o juiz quem analisará caso a caso. Não sendo o tempo um fator determinante, serão analisados o trinômio necessidade, possibilidade e razoabilidade – a ausência de um deles enseja a exoneração. 

O advogado Anderson Albuquerque

*Anderson Albuquerque, sócio do Albuquerque & Alvarenga Advogados

Assista ao Papo de Mãe sobre os tipos de pensão, com advogada Monique Prado

divórciodivisão de bensAnderson Albuquerqueseparação do casalbrigas do casal

Leia também

Meu marido não quer assinar o divórcio, e agora?


Dívidas do marido: meus bens podem ser penhorados?


Vítimas de violência doméstica e divórcio


Divórcios aumentaram na pandemia: como lidar?


O legado do divórcio