PLANTÃO PAPO DE MÃE – por Roberta Manreza

pmadmin Publicado em 26/08/2010, às 00h00 - Atualizado às 13h51

26 de agosto de 2010


Olá,  esta semana estamos falando sobre “brinquedo, brincar, brincadeira” e a importância desta atividade na vida da criança. Entretanto, sabemos que não podemos confundir o ato de brincar com o excesso de brinquedos. Por isto, muito apropriado para o momento este artigo de autoria de Roberta Manreza que fala sobre o consumismo infantil. Confira!Consumismo infantil: o comprar pelo simples comprarPor Roberta ManrezaComprar, um verbo que as crianças conjugam cada vez mais cedo. Mas o que fazer para que os pequenos de hoje sejam consumidores conscientes amanhã?Juliana, a minha filha de sete anos, quis comprar um ursinho de pelúcia logo depois de uma sessão de cinema no shopping. Para mim o pedido soou totalmente descabido. A Juliana não brinca mais com bichos de pelúcia, fizemos uma “limpeza” recentemente em casa e doamos tudo o que servia apenas para lotar as prateleiras dos armários. Além disso, o tal ursinho era bem caro. “ Mas mamãe, eu não achei mais nada que eu gostasse para levar”, justificou Juliana, inocentemente.Como não ser consumista em uma sociedade de consumo? Ninguém nasce consumista. A verdade é que está cada vez mais difícil resistir a tantos apelos – e nem as crianças escapam. Todos são impactados pela publicidade e estimulados a consumir de forma inconsequente. O consumismo infantil atinge todas as faixas etárias e classes sociais. Que mãe não se rende aos pedidos do filho?Infelizmente, muitas famílias gastam o que não podem para satisfazer os desejos materiais dos pequenos. A babá Solange Fernandes Brasil, que participou do “Programa Papo de Mãe” sobre este tema, e é mãe de cinco filhos, se endividou para comprar um videogame para Ewanderson, de 12 anos. O garoto mal usou o brinquedo. Quando ela ainda pagava as prestações do jogo eletrônico, o adolescente já sonhava com um modelo mais novo… O “Projeto Criança e Consumo”, do Instituto Alana, foi criado em 2005 para divulgar e debater as consequências do consumismo: a erotização precoce, a obesidade infantil, o uso de tabaco e o abuso do álcool na juventude, o estresse familiar e a banalização da violência. Em entrevista para o “Programa Papo de Mãe”, a coordenadora do projeto e advogada Isabella Henriques, disse que o grande problema é a publicidade que é voltada para o público infantil: a publicidade que “fala” diretamente com as crianças, feita, muitas vezes, em desenho animado.A psicóloga do Instituto Alana, Maria Helena Marquetti, que também participou do programa, concluiu: “a publicidade nunca diz ‘não’ para a criança”. Ela é sempre bacana e isto cria uma situação desigual: enquanto a publicidade está sempre dizendo ‘sim’, ela obriga os pais a sempre falarem ‘não’. Para a psicóloga, “os pais também são vítimas disso tudo”.A quantidade de produtos oferecidos para estes consumidores, que são tratados como gente grande pela indústria, é realmente uma tentação para pais e filhos. Para a fotógrafa Drica Lobo, mãe de duas crianças, “a gente se torna muito consumista quando não está feliz”. Entretanto, ela conta que já viu muita criança com a possibilidade de ter tudo, mas que estava infeliz. O que acontece é que muitos pais tentam compensar a falta de tempo enchendo os filhos de presentes. Para compensar a ausência ou não, os exageros são constantes. Os pais não conseguem se controlar. Eles até tentam negociar com os pequenos, mas não resistem ao jogo de sedução dos filhos e acabam cedendo aos “pedidos melosos” e até às birras. Quem nunca viu uma criança se jogando no chão no meio de uma loja de brinquedos? E os presentes reservados apenas para datas especiais vão se amontoando ao longo do ano… A cineasta Estela Renner dirigiu o documentário “Criança, a Alma do Negócio” sobre o consumismo infantil. De acordo com o Painel Nacional de Televisores do IBOPE 2007, a criança brasileira passa, em média, quase 5 horas por dia em frente à televisão. A publicidade na TV é a principal ferramenta do mercado para atingir o público infantil. Na opinião da cineasta, para algumas crianças, a necessidade de consumo é tão grande que o comprar virou mais importante do que o brincar. “As crianças estão perdendo a infância, estão virando adultos mais cedo e deixando para trás a fase mais importante da vida”, afirma. Brincar é possível com e sem brinquedos. O importante mesmo é usar a imaginação. Não podemos confundir a qualidade do brincar com a quantidade de brinquedos. Hoje, as propagandas estão em toda parte e estimulam o consumismo, mas os pais devem ficar atentos e incentivar o brincar, pelo simples brincar. A minha filha Juliana foi passar uns dias no sítio de uma amiga. Com bastante espaço, tempo de sobra e nenhum brinquedo na mala, pode brincar à vontade. Ela subiu nas árvores, lutou com pedaços de gravetos e ficou horas enchendo os bolsos de pedra para jogar no rio… Contudo, preciso confessar uma coisa: minha filha foi viajar com o ursinho de pelúcia… Isso mesmo, o tal que era caro, que eu sabia que ela acabaria deixando de lado e que jurei não comprar, mas acabei comprando. A Juliana dormiu todos os dias agarrada ao bichinho… Vai entender as crianças, e os pais delas!!!!—DICA DE HOJE: 
 Programação CineMaternaSão Paulo, 28/08, Sábado, O aprendiz de feiticeiro (legendado) – CineMaterna no Frei Caneca Unibanco ArteplexCuritiba, 28/08, Sábado, Meu malvado favorito (2D, dublado) – CineMaterna no Unibanco Arteplex Shopping Crystal Porto Alegre, 28/08, Sábado, O Bem Amado – CineMaterna no Unibanco Arteplex Bourbon CountrySão Paulo, 31/08, Terça, Par Perfeito – CineMaterna no Frei Caneca Unibanco ArteplexCampinas, 31/08, Terça, Meu malvado favorito (2D, dublado) – CineMaterna na Cinemark Iguatemi CampinasBrasília, 31/08, Terça, O aprendiz de feiticeiro (dublado) – CineMaterna na Cinemark do Píer 21Curitiba, 02/09, Quinta, Quando me apaixono – CineMaterna no Unibanco Arteplex Shopping Crystal Porto Alegre, 02/09, Quinta, Quando me apaixono – CineMaterna no Unibanco Arteplex Bourbon CountryRio de Janeiro, 02/09, Quinta, Quando me apaixono – CineMaterna no Unibanco Arteplex BotafogoPara maiores informações, consulte o site: http://www.cinematerna.org.br/ATENÇÃO!Se você gosta e assiste o Papo de Mãe ajude-nos a divulgá-lo. Escreva enviando sugestões de temas, perguntas, relatos e comentários. O nosso endereço é contato@papodemae.com.br. A sua participação é muito importante para nós!


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