Papo de Mãe

Barulho ao respirar? Saiba o que é o estridor

Roberta Manreza Publicado em 08/04/2015, às 00h00 - Atualizado às 17h44

Imagem Barulho ao respirar? Saiba o que é o estridor
8 de abril de 2015


Departamento de Otorrinolaringologia da SBP

O estridor é um ruído audível durante a respiração da criança que está com dificuldade respiratória. É o “guincho” da linguagem popular. Pode ter causa congênita, infecciosa, tumoral ou ser causada pela aspiração de corpo estranho. A frequência das causas variade acordo com a idade da criança. Geralmente os casos mais graves e agudos são acompanhados por sinais de obstrução respiratória, que são as retrações entre as costelas, e/ou abaixo do pescoço e/ou no abdômen da criança, além do batimento da asa do nariz e a cianose (lábios e extremidades roxas). Nos casos mais crônicos, as crianças geralmente têm o crescimento de peso e altura comprometidos e podem também apresentar alguns problemas cardíacos e de deformidade do tórax.

Entre as causas congênitas, a laringomalácia é a mais comum. A criança desenvolve já na primeira semana de vida o ruído respiratório quando puxa o ar (inspiração). Na maior parte dos casos, o problema cura espontaneamente no final do primeiro ano, não exigindo cirurgia. Nos casos com sinais de obstrução respiratória aguda ou crônicapode ser necessário cirurgia. Tem uma associação importante com o refluxo gastroesofágico, que é a volta do líquido do estômago para a garganta.

Os casos infecciosos são representados pelas laringotraqueítes, conhecidas como “crupe”, em que ocorre o estridor, a tosse rouca e a falta de ar com esforço respiratório. A causa é viral e geralmente inicia a partir dos seis meses de idade. Pode ser precipitada por refluxo gastroesofágico, alergia ou, em casos raros, por malformação de estreitamento da laringe. Algumas vezes é necessário levar a criança para a Emergência para receber oxigênio e o tratamento apropriado, que inclui nebulização e uso de medicações na veia.

Entre as causas tumorais, o mais frequente éo papiloma de laringe (verrugas na laringe que crescem e entopem o tubo respiratório). Ocorre devido à contaminação da via aérea da criança com secreções do canal vaginal da mãe contendo o vírus papiloma humano. O sintoma inicial é rouquidão, mas pode evoluir rapidamente para falta de ar extrema. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.

Por fim, a aspiração de corpos estranhos deve ser sempre pensada quando uma criança inicia com sofrimento respiratório repentino, sem outra causa aparente. Devem-se afastar objetos e brinquedos que soltem pequenas peças que possam ser aspiradas. O maior perigo são as pequenas baterias presentes em brinquedos eletrônicos que, quando aspiradas ou engolidas e não percebidas, podem trazer problemas permanentes para as crianças afetadas.

Em todos os casos, o mais importante é a avaliação do otorrinolaringologista, que fará o diagnóstico através do exame de endoscopia, realizado no consultório ou no hospital.




HomeNotíciasCriançaSaúde