Papo de Mãe

Como falar sobre a crise financeira com as crianças?

Roberta Manreza Publicado em 01/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h50

Imagem Como falar sobre a crise financeira com as crianças?
1 de junho de 2017


Por DSOP Educação Financeira*

Muitas famílias brasileiras atravessam um período de dificuldades financeiras, enfrentando inclusive o problema do desemprego. Mesmo ainda pequenas, as crianças vivenciam e observam os reflexos. Portanto, saiba como falar sobre a crise de forma prática e até mesmo otimista.

“Na infância são desenvolvidos comportamentos levados ao longo da vida. Momentos de crise, como o que vivemos, são oportunos para educar financeiramente. Então converse de forma tranquila e estimule que tenha sonhos”, orienta Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, empresa pioneira no ramo no Brasil.

O especialista ressalta também que as crianças estão constantemente expostas a notícias, conversas entre adultos e observam a reações dos pais frente aos problemas. O diálogo é imprescindível para que compreendam a situação e não se sintam assustados ou em situação de perigo. Veja 10 orientações:

1- Os adultos devem se reunir antes, separados das crianças, para falar sobre o tema;

2- Considere esta uma oportunidade para dialogar abertamente, fortalecer os valores da família e praticar a educação financeira;

3- A intenção não deve ser assustar ou deixar as crianças preocupadas, e sim explicar o que se passa;

4- Não minta ou faça promessas que não pode cumprir, fale sobre o que está acontecendo de forma sincera e simples;

5- Esclareça que há sim problemas, mas que a família está tomando atitudes para resolver e que as coisas irão melhorar;

6- Estimule bons hábitos, como não desperdiçar água, energia elétrica e alimentos, por exemplo;

7- Se mostre aberto para falar sobre o tema e pergunte se os pequenos têm dúvidas ou medos. Lembre que são criativos e podem querer ajudar;

8- Peça para as crianças falarem ou desenharem seus sonhos, esclarecendo que elas podem sim conquistar;

9- Sugira que poupem moedas em cofrinhos de tamanhos diferentes, para sonhos de curto, médio e longo prazo;

10- Aproveite-se de recursos lúdicos, como livros de educação financeira específicos para crianças.

*A DSOP Educação Financeira (http://www.dsop.com.br) é uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da aplicação da Metodologia DSOP, criada pelo educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.

Dia após dia, a DSOP se firma como principal promotora de conhecimento sobre o tema no Brasil, destacando-se pelo amplo alcance de seus programas, que beneficiam estudantes, profissionais e famílias, contemplando todo o ciclo de vida.

Atualmente, dispõe de uma rede formada por mais de 250 educadores financeiros e mais de 60 franquias de negócios em todo o Brasil e uma nos Estados Unidos (Orlando, Flórida), que compartilham da missão de disseminar a educação financeira, romper com o ciclo de pessoas com desequilíbrio financeiro e construir novas gerações e famílias sustentáveis financeiramente.




ColunistasEducaçãoHome3 a 8 anos9 a 12 anos