Papo de Mãe
» DROGAS

Dependência química: como prevenir o uso das drogas entre crianças e adolescentes

A dependência química já é uma epidemia e o maior desafio das autoridades é recuperar os dependentes e promover a reinserção deles na sociedade

Ana Café* Publicado em 22/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h29

A informação é a principal arma e as ações com pais e filhos devem ocorrer já na escola, diz Instituto. “Não vamos apenas tratar os dependentes, o objetivo é também prevenir a dependência química”
A informação é a principal arma e as ações com pais e filhos devem ocorrer já na escola, diz Instituto. “Não vamos apenas tratar os dependentes, o objetivo é também prevenir a dependência química”

A dependência química já é uma epidemia. E o maior desafio das autoridades é recuperar os dependentes e promover a reinserção deles na sociedade. O Instituto ConstruirSer surge de um ideal da psicóloga clínica Ana Café, especialista no assunto. Os objetivos são claros: a Promoção da saúde mental e emocional de crianças  e adolescentes; participação da família e da escola como parceiros fundamentais; colaboração e participação ativa dos Governos municipal, estadual e federal e da Sociedade Civil como um todo; além do apoio às ações que preconizem a redução e o uso de substâncias psicoativas.

O Instituto ConstruirSer quer criar um modelo de intervenção sistemática para identificar situações de vulnerabilidade e orientar, pais e cuidadores de crianças e adolescentes para uma formação cidadã.  “Não vamos apenas tratar os doentes. Vamos prevenir a doença. Vamos Construir uma sociedade com menos dependência das drogas”, reforça Ana Café.

Veja também:

Prevenção de Drogas em crianças e adolescentes 

Os traumas da infância costumam explicar nossos comportamentos na vida adulta. A dependência química é um dos problemas relacionados a essa fase da vida. O Instituto ConstruirSer trabalha para prevenir o problema e tem como uma de suas premissas promover a prevenção por meio de palestras e eventos nas escolas.

O estatuto de fundação do Instituto prevê que o trabalho do ConstruirSer é atuar pela promoção da saúde emocional e comportamental e dos direitos de crianças e adolescentes de todo o Brasil através da participação em redes de mobilização social e campanhas de incentivo à saúde e prevenção ao uso indevido de drogas e Dst/Aids .

O projeto é uma ferramenta de acompanhamento, prevenção e mobilização voltada a crianças, adolescentes e seus familiares que estejam em situação de vulnerabilidade social devido ao uso ou ao convívio com pessoas que façam uso de drogas.

As consequências da dependência química

Uma pesquisa desenvolvida pela OPAS – Organização Pan-americana de Atendimento em Saúde apontou que 52,8% das pessoas que consomem bebidas alcoólicas fazem isso para relaxar, 18% para dormir e 12% para controlar a irritação. As pesquisas indicam que os reflexos na sociedade são devastadores. A violência contra a mulher é um exemplo disso. Os abusos a que ela é submetida na infância e na adolescência e em seus relacionamentos amorosos criam as condições para a dependência química. É uma epidemia que vai avançando como teia e envolvendo todos os segmentos da sociedade. O alcoolismo e as drogas já são responsáveis por um alto número de queda na produtividade das empresas e afastamentos do trabalho por causa da doença. “O diagnóstico do alcoolismo leva em conta o aumento da tolerância – você bebe cada dia mais um pouco –  e as evidências que surgem no comportamento como violência física, agressividade,  afastamento de pessoas ao seu redor. Na maioria dos casos, a pessoa não reconhece o problema e sempre nega os sintomas”.

Como construir uma sociedade livre das drogas

O Instituto ConstruirSer realiza práticas integrativas e atenção à saúde humana, faz o atendimento psicossocial, promove palestras e campanhas informativas nas empresas, escolas, igrejas, comunidades, entre outros.

Atualmente, o Instituto presta atendimento a crianças e adolescentes, filhos de usuários ou que já venham fazendo uso de substâncias psicoativas nas comunidades da Barra da Tijuca, Cidade de Deus,  Pedra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. É desenvolvido um trabalho de  atendimento psiquiátrico, psicológico e de grupo com foco no desenvolvimento de valores sociais e espirituais fundamentais para um bem estar biopsicossocial dessa população.  O Instituto desenvolve ainda ações de prevenção em instituições de ensino através da informação propriamente dita, distribuição de materiais informativos e teatros abordando temas de fundamental importância nesta fase de desenvolvimento.

A ideia é levar esse modelo de atendimento para núcleos montados em outras regiões do país. “A nossa missão  é permitir e promover o potencial transformador das pessoas por meio do autoconhecimento, reconhecimento de suas potencialidades e limites, autoaceitação e autocompaixão”, finaliza Ana Café.

Sobre o Instituto ConstruirSer

Uma instituição idealizada pela psicóloga clínica Ana Café, que é especialista na prevenção e tratamento de dependência química. O instituto, tem como principal objetivo recuperar e promover a reinserção de dependetes químicos na sociedade através de cursos, consultoria e palestras, promovendo assim a saúde mental e emocional de crianças  e adolescentes, participação ativa da família e da escola, entro outros. O projeto é uma ferramenta de acompanhamento, prevenção e mobilização voltada a crianças, adolescentes e seus familiares que estejam em situação de vulnerabilidade social devido ao uso ou ao convívio com pessoas que façam uso de drogas. 

*Sobre Ana Café

Psicóloga clínica, especializada na prevenção e tratamento da dependência química, especializada em saúde mental da infâncial e adolescência e fundadora do Núcelo Integrado e do Instituto ConstruirSer. 

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre drogas:

ColunistasAdolescenteCriançaSaúde