Papo de Mãe

Desaparecidos: onde eles estão???

pmadmin Publicado em 16/04/2010, às 00h00 - Atualizado às 19h09

16 de abril de 2010


Olá pessoal!Quem já perdeu uma criança por alguns instantes sabe bem como é a sensação de desespero que toma conta da gente. Agora, imaginem para quem está há anos sem qualquer notícia do paradeiro de seu filho? O Papo de Mãe desta semana traz o tema DESAPARECIDOS.Quem acompanhou o programa, se emocionou com os depoimentos de mães que perderam seus filhos e há anos estão sem notícias. É o caso de Ivanise Esperidião da Silva Santos, presidente da ONG Mães da Sé, que está a procura da filha desde 23/12/95. Sua filha, Fabiana Esperidião da Silva, desapareceu quando voltava da casa de uma amiga da escola, durante a noite, em Pirituba. Hoje, a menina estaria com 28 anos de idade. Para Neusa de Moura o drama é o mesmo: seu filho, Leandro Annanias de Moura, desapareceu aos 17 anos de idade, em 08/09/2000, perto de sua residência. E lá se vão 10 anos de muita angústia, espera e nenhuma informação.Não dá para descrever o sentimento de uma mãe cujo filho desapareceu. Como bem colocou a terapeuta Sílvia Lobo, lidar com o desaparecimento de um filho é muito diferente do que lidar com a morte. Embora ambos sejam casos dolorosos e de muito sofrimento, no caso da morte a pessoa sabe o que aconteceu. Os pais e familiares têm direito ao luto e a enterrar o seu filho. Já no desaparecimento, o que se tem é um vazio cercado de perguntas e nenhuma resposta. Na verdade, o que se tem é o nada: nenhuma notícia, nenhuma informação, apenas a esperança do reencontro. Mas o que dá força a essas mães é justamente a esperança. Segundo Ivanise, mãe de Fabiana, “a única causa perdida é aquela que você abandona”, e nenhuma mãe desiste do seu filho, não é verdade?Em respeito a todas essas famílias de crianças e jovens desaparecidos e à busca incansável pelo seu paradeiro, não se tem muito mais o que falar, mas sim, mostrar. Portanto,  seguem as fotos de alguns deles e o encarecido pedido do Programa para que vocês prestem bastante atenção e vejam se podem ajudar de alguma forma. Pedro Luis Caroli
Data de nascimento:29/6/1990
Data de desaparecimento:11/5/2009
Pedro,18 anos, vestia bermuda social azul marinho, camiseta branca com laranja e preto, tênis azul marinho.Estava a pé,visto a última vez no ponto de ônibus perto de casa. Pegou lotação sentido Pirituba e desde então sua família não teve mais notícias de seu paradeiro.Sthefany Maria da Silva
Data de nascimento: 30/4/1998
Data de desaparecimento: 12/3/2010
Vista última vez próxima de casa, perto do Supermercado Compre Bem no bairro de Santa Josefina, em Santo Amaro/SP. Estava a pé e sozinha. Vestia Macacão bege com listras marron, sandália rasteira de plástico.

Jacqueline Santos Martins
Data de nascimento: 10/10/1989
Data de desaparecimento: 5/3/2010
Terminal de onibus Belém.SP.
Vestia blusa verde, calça preta, tênis cinza.

Eliaquim de Souza
Data de nascimento: 13/10/1997
Data de desaparecimento: 29/1/2010
Foi visto pela última vez em no Largo da Batata em Pinheiros – SP.



Natalina Natacha Soares Simões
Data de nascimento: 1/10/1996
Data de desaparecimento:3/12/2009
Saiu de casa com a irmã para ir ao campeonato da escola. A irmã voltou para casa e quando retornou à escola não a encontrou mais.

Naiara Ribeiro Lucas
Data de nascimento: 20/1/1992
Data de desaparecimento: 8/2/2009
Campo Grande- Mato Grosso do Sul



Leandro Annanias de Moura
Data de nascimento: 19/3/1983
Data de desaparecimento: 8/9/2000
São Miguel Paulista – São Paulo

Por enquanto é isto, pessoal. No decorrer da semana, publicaremos mais fotos. Acessem:  www.maesdase.org.br e confiram as fotos de mais desaparecidos.

No domingo, 13h30, tem reprise do programa, e na terça, 19h, também. Não percam!Um grande beijo e até mais!