pmadmin Publicado em 08/03/2010, às 00h00 - Atualizado às 18h33
Olá!!!Hoje é dia internacional da mulher! Parabéns a todas!!! Cá entre nós, sabemos que não precisamos de uma data especial para comemorarmos as nossas conquistas, não é verdade? Mas já que existe este dia, vamos aproveitar!!! A seguir, algumas dicas do PAPO DE MÃE para vocês: Em São Paulo, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, vários espaços oferecem atividades culturais especiais ao longo deste mês. Confiram a programação:
A Casa das Rosas promove uma série de atividades para homenagear a presença feminina na literatura. Na terça-feira, 9, começa a exposição Da Bibliocasa – Mulheres, que perdura por todo o mês. A poeta Virna Teixeira faz uma seleção especial, diretamente do acervo do poeta Haroldo de Campos, de obras escritas por poetas mulheres. Confira mais sobre a programação da Casa das Rosas aqui.
O Museu Afro Brasil dedica uma programação para as mulheres durante todo o mês de março com o projeto Rosa e Marrom: gênero e raça na arte brasileira. A programação inclui visitas temáticas ao acervo da instituição (das 13h30 às 15h), oficinas de arte e dança, mesas redondas e palestras, sempre das 15h30 às 18h.
No Museu da Imagem e do Som estará o ciclo de filmes Espaço Feminino: Mulheres à frente e detrás das câmeras, que reúne longas e curtas-metragens dirigidos e concebidos por mulheres. Esta amostragem da recente produção espanhola é dividida em quatro sessões gratuitas, que acontecem de 11 a 14 de março.
As mulheres podem curtir sessões de cinema também entre os dias 5 e 28 de março, na Biblioteca Temática de Cinema Roberto Santos e na Biblioteca Temática de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, onde serão exibidos filmes de diretoras renomadas como a iraniana Samira Makhmalbaf, e de novas cineastas como a libanesa Nadine Labaki, selecionada para Cannes com o filme Caramelo, que ela escreve, dirige e atua.
Além dos museus, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) homenageará as mulheres com apresentações artísticas nas estações Barra Funda, Brás e Luz. O evento, no próprio dia 8, conta com o grupo Trupe das Américas, que fará interpretações sobre os vários papéis da mulher contemporânea, e da cantora Carolina Baladi, com o show “Claridade”, em reverência a Clara Nunes – primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil discos. O dia em homenagem às mulheres conta também com a distribuição de poemas de autores como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, que abordam os diferentes sentimentos femininos. No Metrô, haverá apresentação de bandas formada apenas por mulheres e desfile de moda, além de exposição temática.
O Conselho Estadual da Condição Feminina, ligado à Secretaria de Relações Institucionais, também faz uma semana de comemorações com exposições, apresentação cultural, desfile, apresentação da Orquestra Sanfônica de São Paulo e palestras sobre consumo e violência contra a mulher.
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria das Relações Institucionais, em parceria com o Conselho da Condição Feminina, promovem entre 10 e 12 de março, a Exposição Cidadania da Mulher. O evento contará com exposição e palestras, que acontecerão simultaneamente no Pátio do Colégio e no Espaço da Cidadania, respectivamente. Ao todo, serão montadas 30 tendas, onde serão oferecidos vários serviços específicos para as mulheres, como orientações sobre os direitos do consumidor, sobre os serviços oferecidos para vítimas de violência e questões jurídicas, teste rápido de HIV, entre outros. O evento é gratuito e aberto a toda a população.
E a Defensoria Pública do Estado também realizará e participará de atividades para promover e defender os direitos das mulheres. As atividades acontecem na Capital, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté.
Capital: Dia 08/03, o Núcleo Especializado de Situação Carcerária e a Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa da Defensoria realizam a entrega de aproximadamente 350 livros na Penitenciária Feminina do Butantã, que atualmente abriga cerca de 640 mulheres. Na ocasião, os Defensores Públicos que participam do evento também distribuirão cartilhas sobre os direitos e deveres das pessoas presas e sobre os direitos das mulheres. No ano passado, em comemoração a esta data, a Penitenciária Feminina de Santana recebeu a doação das obras e cartilhas.