Papo de Mãe
» SAÚDE

Dia Nacional de Combate à Cefaleia: tratamento integrativo pode auxiliar na luta contra esse problema

A especialista em saúde integrativa Dra. Ana Paula Severino explica formas de evitar a cefaleia, ou dor de cabeça

Redação Papo de Mãe Publicado em 19/05/2022, às 06h00

O tratamento integrativo vem se mostrando positivo para dor de cabeça
O tratamento integrativo vem se mostrando positivo para dor de cabeça

​Iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE), o Dia Nacional de Combate à Cefaleia ocorre anualmente, no dia 19 de maio, e tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do acompanhamento médico. Segundo a especialista em saúde integrativa Dra. Ana Paula Severino, o tratamento integrativo vem se mostrando de grande auxílio para as pessoas que lidam com o problema.


​“O mindfulness é uma opção de tratamento oferecido dentro dessa modalidade terapêutica e que não apenas reduz o estresse, mas também melhora a qualidade do sono. Outros métodos interventivos contam com óleos essenciais prescritos com um correto manejo clínico, a auriculoterapia, e a acupuntura em pontos específicos”, comenta a especialista.


​Dra. Ana Paula ainda explica que nesses casos, uma das propostas centrais da saúde integrativa é promover sistematicamente mudanças de hábitos e percepções frente a situações que possam piorar o quadro. Já as soluções medicamentosas costumam ser evitadas, mas caso adotadas devem sempre ser através de recomendação médica.

Veja também

​“Lembrando que apesar da data servir de orientação para os diversos tipos de tratamento existentes, também é preciso manter medidas de prevenção contra a doença, como evitar sedentarismo, tabagismo, uso excessivo de álcool e consumo de alimentos muito gordurosos”, alerta a Dra. Ana Paula.


​Outras orientações de combate a cefaleia consistem em identificar os fatores desencadeantes junto ao médico responsável, além de manter boas noites de sono e praticar atividades físicas regularmente. “Dessa forma, é possível entender onde a dor ocorre e também sua intensidade e nível de incômodo provocado, o que auxilia no correto tratamento e consequente melhora da qualidade de vida”, informa Severino.

Sobre Dra. Ana Paula Severino
Formada pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), com atuação na PSF e na Área de Urgência e Emergência da rodovia, Dra. Ana Paula Severino também atuou como docente dos cursos de Graduação e Técnico de Enfermagem, além de capacitação profissional e científica pela EERP-USP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto).

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Saúde