Papo de Mãe
» TESTE DO PEZINHO

Dia Nacional do Teste do Pezinho: data reforça a importância do exame em recém-nascidos

A pediatra Dra. Maria Raquel aponta as principais doenças identificadas e o período ideal para a realização da coleta do teste do pezinho

Maria Raquel Moreira Garutti Yazbek* Publicado em 06/06/2022, às 09h58

O teste do pezinho é feito nos primeiros dias de vida
O teste do pezinho é feito nos primeiros dias de vida

Instituído pela Lei nº 11.605/2.007, o Dia Nacional do Teste do Pezinho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da coleta de sangue no pezinho dos recém-nascidos. Segundo a pediatra Dra. Maria Raquel Moreira Garutti Yazbek, esse exame busca identificar precocemente possíveis doenças genéticas, metabólicas ou infeciosas para que os bebês possam receber um tratamento adequado e consigam se desenvolver físico e mentalmente de forma saudável.
A especialista ressalta que o mais indicado é que a coleta seja realizada entre o 3º e o 7º dia de vida.” Embora não haja impedimento para que os bebês façam o exame após o prazo recomendado, quanto mais cedo os possíveis problemas forem descobertos, mais eficientes serão os tratamentos.”

Outros testes que obrigatoriamente devem ser realizados ainda na maternidade são: teste do reflexo vermelho (popularmente chamado de teste do olhinho); teste do coraçãozinho; teste da orelhinha; teste da linguinha; e também um exame físico detalhado que possa identificar quaisquer sinais incomuns.

“O teste do pezinho é colhido nessa região, pois é o local a causar menos dor ao bebê, além de oferecer boa irrigação vascular e facilitar o processo para a equipe responsável. Uma coleta simples pode identificar doenças como anemia falciforme, deficiência de biotinidase, fenilcetonúria, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e hipotireoidismo congênito”, explica Dra. Maria Raquel.

Veja também


Já o teste do pezinho ampliado, oferecido na rede particular, avalia até 50 doenças. Em 2021, um projeto de lei foi aprovado a fim de implementar essa modalidade na rede pública, mas ainda não foram cumpridas todas as etapas para a sua liberação no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Diante desse cenário, é imprescindível que o teste do pezinho seja realizado por todos os recém-nascidos e sempre no período indicado. Quanto mais testes forem adotados nos primeiros dias de vida do bebê, menores são as chances de uma doença oculta se manifestar tardiamente, garantindo a criança um maior bem-estar e mais qualidade de vida”, destaca Yazbek.



Quem é Maria Raquel Moreira Garutti Yazbek?
Maria Raquel Moreira Garutti Yazbek é médica pediatra formada pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), com especialização em Gastroentoterologia e Hepatologia Infantil pelo Hospital das Clínicas, na Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Também possui especialização em Pediatria pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).


Saúde