Papo de Mãe
» COMPORTAMENTO

As diferentes personalidades das crianças

Todas as crianças nascem com suas próprias personalidades e características que vão se modificando ao longo da vida

Larissa Fonseca* Publicado em 23/03/2022, às 07h20 - Atualizado às 10h00

Muitos dos comportamentos das crianças são resultados de suas personalidades
Muitos dos comportamentos das crianças são resultados de suas personalidades

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que caracterizam a individualidade de cada pessoa. A personalidade de cada um vai se formando gradualmente a partir de fatores genéticos e sociais.

Toda criança é um “ser social” que carrega consigo uma carga genética que, junto às vivências sociais, vão moldando comportamentos, definindo ações, auxiliando a criação de valores, crenças e hábitos, enfim.

Assim como nós, nossos filhos também nascem com suas próprias personalidades e características que vão desenvolvendo, modificando e adaptando ao longo da vida.

Sugestão: assista a entrevista com a psicanalista Anna Mehoudar sobre respeito às personalidades

Muitos dos comportamentos das crianças, tal como o modo como cada uma delas lida com as situações, são resultados de suas personalidades.

Não há como questionar que as crianças são diferentes. Algumas delas mais sensíveis, outras práticas, tem aquelas mais comunicativas, outras que preferem não se expor diante de grande público, existem crianças com grande competência social e emocional, e outras com uma maior disposição ligadas a ação, enfim.

Assim, é fundamental levarmos em consideração essas características únicas de nossos filhos na hora de lidarmos com as diversas situações, sejam elas conflitos ou ocorrências corriqueiras do dia a dia. È preciso considerar a personalidade dos nossos filhos na hora de educarmos.

Veja também:

E é por isso que eu sempre digo àqueles pais que sempre perguntam: “porque isso funcionou pra um e não funcionou pra outro se fiz exatamente do mesmo modo?!”e insistem em defender a idéia de que o melhor é sempre tratar seus filhos de modo igual, oferecendo as mesmas coisas, do mesmo modo.

Talvez seja esse o um grande erro! Nós temos que oferecer aos nossos filhos aquilo que suas competências e habilidades demandam, de acordo com suas características, de acordo com sua personalidade.

Larissa Fonseca sorrindo
Larissa Fonseca

*Larissa Fonseca é Pedagoga e NeuroPedagoga graduada pela USP, Pós Graduada em Psicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Infantil. Autora do livro Dúvidas de Mãe.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasLarissa Fonseca