Papo de Mãe

DISLEXIA – 4ª Semana da Dislexia anuncia programação em SP

Roberta Manreza Publicado em 02/11/2014, às 00h00 - Atualizado às 12h44

Imagem DISLEXIA – 4ª Semana da Dislexia anuncia programação em SP
2 de novembro de 2014


“Belezas Escondidas” é o tema este ano do projeto realizado pelo Instituto ABCD. Projeto acontecerá em São Paulo, Campinas, Guarulhos e na Estrada de Itapecerica

A dislexia, transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita, será tema de diversas atividades entre 3 e 9 de novembro, quando ocorrerá a quarta edição da Semana da Dislexia. Inspirado na Dyslexia Awareness Week, realizada no mesmo período na Inglaterra, o evento promovido pelo Instituto ABCD no Brasil proporciona à sociedade uma série de palestras, oficinas e encontros. O objetivo é democratizar o acesso a informações sobre o assunto e contribuir para a disseminação da causa. A programação acontece em São Paulo, Guarulhos e Campinas (programação completa abaixo).

No Brasil, cerca de seis milhões de cidadãos têm transtornos de aprendizagem. “Por serem complexos, os quadros merecem especial atenção. A boa notícia é que professores e especialistas em aprendizagem têm grandes condições de desempenharem importante papel nesse auxílio aos alunos”, explica a Coordenadora Técnica do iABCDCarolina Toledo Piza. “A Semana da Dislexia existe justamente para colaborar nesse processo. Não à toa, faremos a campanha ‘Belezas Escondidas’, que buscará descobrir, em cada pessoa com o transtorno, suas habilidades e formas de ver o mundo”, diz a psicóloga.

Campanha

“Todos têm suas belezas escondidas”. É dessa premissa e da vontade de valorizar as aptidões das pessoas que têm dislexia que o iABCD realizará a campanha “Belezas Escondidas”. Durante a Semana, o Instituto receberá vídeos de pessoas que poderão falar, em até um minuto, sobre suas habilidades. Alguns vídeos serão selecionados e exibidos ao longo do evento. Mas não vai parar por aí. “Seguiremos postando e divulgando os demais vídeos. O objetivo é criar um movimento e ampliar a discussão”, ressalta a também Coordenadora Técnica do iABCDRoselaine Pontes de Almeida.

DICA: Papo de Mãe Dislexia e Discalculia

Semana

Segunda,  3 de novembro, 20h às 22h
ABD – Associação Brasileira de Dislexia
Fórum com Marcia Maria Barreira (Psicóloga e Neuropsicóloga Terapeuta de Casais)
Evento Online – o participante deve acessar a página ABD (www.dislexia.org.br)
Aberto ao público

Segunda, 3 de novembro, 20h às 21h30
Palestra: Entendendo a Dislexia
UNG (Universidade de Guarulhos)  – Campus Itaquá – Av. Uberaba, 250 – Vila Virgínia
Guarulhos
Destinada aos alunos da UNG


Terça, 4 de novembro, 8h30 às 10h

Palestra: Entendendo a Dislexia –
UNG (Universidade de Guarulhos)  Campus Itaquá  – Av. Uberaba, 250 – Vila Virgínia
Guarulhos
Destinada aos alunos da UNG

Quinta, 6 de novembro, 18h
Abertura da exposição de talentos Exposição de trabalhos de pintura
CIAPRE e DISAPRE – Avenida Julio Diniz, 449 Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas
Aberto ao público- Vagas limitadas
Inscrições e informações: (19) 3308-3358
Entrada: Doação de um livro infanto-juvenil para a biblioteca do projeto EDUCADI


Quinta, 6 de novembro, 19h

“Café com Dislexia”: conversando sobre os problemas de aprendizagem. Com Profa. Dra. Sylvia Ciasca e equipe CIAPRE/DISAPRE
CIAPRE e DISAPRE – Avenida Julio Diniz, 449 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas
Sim – Vagas limitadas
Incrições e informações: (19) 3308-3358
Entrada: Doação de um livro infanto-juvenil para a biblioteca do projeto EDUCADI

Quinta, 6 de novembro, 19h às 20h30
Palestra: Dislexia e políticas públicas: diálogos possíveis
UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo) – Estrada de Itapecerica, 5859
Destinada aos alunos da UNASP


Sábado, 8 de novembro, 8h45 às 11h

7º Encontro Grupo de Pais iABCD
Rua Embaú, 54 – Vila Clementino – SP, próximo ao metrô Santa Cruz.
Inscrições pelo email: [email protected]


Domingo, 9 de novembro, 20h às 22h

Fórum com Maria Inez Ocanã De Luca (Psicóloga e Neuropsicóloga e Especializada em aprendizagem – Mestre em Psicologia da Saúde)
ABD – Associação Brasileira de Dislexia
O participante deve acessar a página ABD (www.dislexia.org.br)


Instituto ABCD

Criado em março de 2009, o Instituto ABCD é uma OSCIP – organização da sociedade civil de interesse público – sediada em São Paulo que se dedica a gerar, promover e divulgar ações e projetos que tenham impacto positivo na vida de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem, dentro e fora da escola. Estima-se que, no Brasil, que seis milhões de pessoas tenham algum tipo de transtorno de aprendizagem, mas poucas têm conhecimento e acesso ao tratamento e recursos educacionais que promovam o desenvolvimento pleno do indivíduo.

Formas de atuação

iABCD tem desenvolvido projetos em parceria com universidades, organizações sociais e o poder público.

Em 2012 foi criado o Programa Todos Aprendem, visando fortalecer a capacidade dos municípios e/ou escolas de promover a identificação precoce dos possíveis transtornos de aprendizagem, a estimulação e o acompanhamento adequado das crianças identificadas, em especial daquelas que apresentam dislexia.

Junto a universidades e Centros de Referência no diagnóstico e acompanhamento de indivíduos com transtornos de aprendizagem, o iABCD atua como apoiador e no intercâmbio de conhecimento técnico-científico.

Também foi criado o site www.mapadadislexia.com.br, serviço gratuito que pretende aproximar as pessoas que de alguma maneira convivem com os transtornos de aprendizagem. Esta conexão permite que famílias de todo o Brasil busquem instituições com as quais elas possam trocar experiências com outras pessoas que têm o os mesmos problemas no dia-a-dia. Os dados inseridos no sistema geram um mapa aberto a todos os usuários que queiram encontrar quem está próximo à sua região, permitindo a troca de informações.

Maiores informações: www.institutoabcd.org.br / www.facebook.com/institutoabcd




DicasEducaçãoHome