Papo de Mãe

Esfriou demais para as crianças! E agora?

Roberta Manreza Publicado em 09/06/2018, às 00h00 - Atualizado em 02/07/2018, às 09h40

Imagem Esfriou demais para as crianças! E agora?
9 de junho de 2018


Por Dra. Fernanda Viana, pediatra do Saúde4Kids*,

Saiba como agasalhar o bebê adequadamente

Esfriou demais e uma das dúvidas mais recorrentes dos papais é como vestir o bebê adequadamente, para que não passe frio e nem calor, sensações desconfortáveis que deixam as crianças inquietas, irritadas e muitas vezes chorosas. Sem contar a preocupação com a saúde dos pequenos, para protegê-los da friagem e do choque térmico.

A pediatra Dra. Fernanda Viana, do portal Saúde4Kids, dá algumas dicas simples que podem amenizar essa angústia dos papais e cuidadores, além de deixar os bebês confortáveis.

A médica explica que uma boa maneira de saber o que está acontecendo é sentir a temperatura da cabeça, do peito, das mãozinhas e pezinhos da criança. Se estiverem frios, é possível que o bebê não esteja suficientemente agasalhado. A orientação é colocar mais roupas ou aquecê-lo com uma manta ou cobertorzinho. “Normalmente eles usam uma peça a mais que nós, adultos”, acrescenta a pediatra.

Além disso, luvinhas e meias são peças importantes em dias frios, já que os bebês têm a temperatura um pouco mais baixa do que os adultos e necessitam de cuidados extras.

Porém, cuidado para não exagerar e inverter a situação. O excesso de roupa pode causar brotoejas. Corpo quente e cabeça suada são sinais de que o pequeno pode estar com calor.

E se for sair em dias com a temperatura muito baixa, é importante evitar os horários mais frios como início da manhã e à noite. Isso preservará o bebê de choque térmico e possíveis complicações à saúde, especialmente do trato respiratório.

*Saúde4Kids é um portal com informações direcionadas especialmente a mamães e papais ou responsáveis pelos cuidados com as crianças nos mais variados aspectos, desde a fase bebê até a adolescência. Foi criado em 2015 pelas médicas e pediatras Fernanda Viana, Rafaela Gato Calmon e Ana Laura Kawasaka para compartilhar conhecimentos técnicos e experiências pessoais, a fim de orientar toda a família sobre cuidados com a saúde, bem-estar e comportamento da criançada. Nele, as profissionais abordam, de maneira espontânea e com linguagem didática, desde assuntos obrigatórios como a vacinação das crianças, até dicas alimentares, tratativas comportamentais, sugestões de lugares para passeios etc.

O Portal Saúde4Kids também está no Instagram, Facebook e Youtube.




ColunistasHome0 a 2 anos