Papo de Mãe

Instituto Vidas Raras promove ações em São Paulo

Fevereiro é um mês especial para os pacientes, familiares e envolvidos com a causa das doenças raras. Diversas atividades e ações são promovidas no país por ocasião do Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 29 de fevereiro ou 28, quando o ano não é bissexto.

Roberta Manreza Publicado em 21/02/2018, às 00h00 - Atualizado às 07h43

Imagem Instituto Vidas Raras promove ações em São Paulo
21 de fevereiro de 2018


Instituto Vidas Raras promove atividades em São Paulo pelo Dia Mundial de Conscientização das Doenças Raras

Fevereiro é um mês especial para os pacientes, familiares e envolvidos com a causa das doenças raras. Diversas atividades e ações são promovidas no país por ocasião do Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 29 de fevereiro ou 28, quando o ano não é bissexto (como é o caso de 2018). Em São Paulo-SP, o Instituto Vidas Raras (www.vidasraras.org.br) promove no próximo dia 22 o Encontro #TODOSpelosRAROS. O evento é gratuito e será realizado das 9h às 15h na Câmara Municipal (Palácio Anchieta / Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista).

Estão programadas palestras sobre diversas questões que envolvem a causa das doenças raras no Brasil, com a participação de representantes políticos e médicos e especialistas nos assuntos a serem apresentados. Para participar, é necessário solicitar a inscrição pelo e-mail:  [email protected]

“Será um dia voltado para a atualização de conhecimentos nessa área que ainda é muito marcada pela falta de informações e preconceitos e que tanto precisa de atenção e do apoio de todos nós”, afirma a vice-presidente do Instituto Vidas Raras, Regina Próspero.

No dia 25 de fevereiro, a entidade participa da ação Mundo dos Raros – Celebrando o Dia Mundial, com atividades, informação e brincadeiras na Avenida Paulista (FIESP), das 12h às 15h. E também em alusão à data, o Instituto promove uma Missa em Ação de Graças ao Dia Mundial das Doenças Raras, com o apoio da Comunidade Sede Santos e do Padre Márlon Múcio, que é paciente de doença rara e que conduzirá a celebração. A missa será no dia 28 de fevereiro, às 16h, na Igreja Nossa Senhora da Consolação (Rua da Consolação, 585, Consolação, SP). “Convidamos não só os envolvidos com a causa das doenças raras, mas todas as pessoas que se sentirem atraídas pelo momento de oração e união, especialmente dedicado à saúde e a vida dos raros e de todos nós” comenta Regina Próspero.

SOBRE AS DOENÇAS RARAS

As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de “raridade” está relacionado à incidência: a doença rara afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Saiba mais: www.vidasraras.org.br.




DestaquesHome