Papo de Mãe
» SAÚDE INFANTIL

Meu filho com gripe, e agora?

A pediatra Ana Escobar tira as dúvidas sobre a gripe e como não confundir com Covid-19

Mariana Kotscho* Publicado em 17/08/2021, às 07h00

Você sabe quais são os sintomas da gripe?
Você sabe quais são os sintomas da gripe?

As aulas presenciais estão voltando e em algumas regiões do país faz bastante frio nesta época. Com isso, muitas crianças estão apresentando sintomas gripais. E como ainda estamos em meio à pandemia do coronavírus, é natural que pais e mães tenham dúvidas e medo de confundir estes sinais com os da Covid-19, principalmente com os da variante  Delta.

A Dra. Ana Escobar faz um alerta: se seu filho ou filha estiver com coriza ou  febre ou dor de garganta ou outro sintoma de gripe não é pra mandar pra escola. Daí entre o terceiro e o quarto dia é importante fazer o exame PCR para saber se é Covid ou não: "Das duas uma: ou o PCR é positivo, pronto, covid, então a gente tem que manter essa criança isolada por dez dias; se o PCR der negativo, será que essa criança tem covid? Se ela continua com sintomas, a gente tem que necessariamente testá-la novamente no sétimo dia, fazer outro PCR", explica a Dra. Ana.

Veja também

Se der positivo, completa o isolamento, se der negativo e a criança melhorar, pode voltar para a escola. Vale lembrar que se a criança com sintomas tiver irmãos assintomáticos, eles devem ser testados também. "Se o irmão assintomático testar negativo da primeira vez, eu tenho que aguardar e retestar a criança assintomática, porque o irmão estando positivo, ele pode estar com covid incubado até o sétimo dia, testo de novo ele, se ele vier com PCR positivo, é covid, então são 10 dias de isolamento a partir do segundo exame". 

Para poder ir para a escola são necessários dois exames negativos para Covid-19.

A Dra.Ana Escobar gravou um vídeo sobre isso explicando direitinho, para que não fique nenhuma dúvida. Veja abaixo.

Assista ao vídeo da Dra. Ana Escobar sobre gripe e Covid-19

CriançaSaúde