Papo de Mãe
» POESIAS

Podcast do Papo de Mãe sobre mulheres que não tem filhos e os julgamentos

"Aquela que não é mãe", livro de Jaqueline Vargas. E quando a mulher não escolhe a maternidade?

Redação Publicado em 22/08/2021, às 07h00

Ser mãe deve ser uma escolha e não uma obrigação.
Ser mãe deve ser uma escolha e não uma obrigação.

Neste podcast do Papo de Mãe, da OLA Podcasts, você acompanha a entrevista completa com a autora do livro "Aquela que não é mãe", Jaqueline Vargas. Ela fala sobre mulheres que não têm filhos, a escolha pela não maternidade. 

Ser mãe deve ser uma escolha e não uma obrigação, certo? Mas a verdade é que muitas mulheres sem filhos, por diferentes motivos, ainda acabam sendo muito julgadas. A escritora Jaqueline Vargas lançou seu primeiro livro de poesias, inspirada na própria história e em textos que já vinha escrevendo sobre o tema e acaba de lançar "Aquela que não é mãe", pela Buzz Editora. 

O ser ou não ser mãe, por Jaqueline Vargas.

Reflexões sobre ter ou não vontade de engravidar e ter filhos. No caso dela, num primeiro momento veio a impossibilidade de engravidar e, depois, o questionamento: "Mas será que eu queria mesmo?".

Veja também

Jaqueline Vargas fala das cobranças, dos julgamentos, e de como a mulher que não tem filhos ainda parece ter que "se explicar" sobre a opção de não tê-los: "Se eu tivesse filhos não seria nem melhor nem pior, seria diferente".

"Em alguns momentos de nossas vidas, ou de alguma forma, somos todas mães. Mães dos irmãos, dos amigos, dos pais, de nós mesmas e isso não é uma comparação a ser mãe de seu filho, é só uma tentativa de dizer que o materno pode ter muitas caras. Temos a maternidade em nós, não essa maternidade estruturada para nos deixar refém e submissa, falo temos a Maternidade em nós. E o que isso significa? Significa que temos um órgão criador e como criadoras criando, temos escolha. Podemos escolher o caminho, a roupagem e o personagem que queremos em nossa narrativa. E penso que antes da escolha deve haver reflexão. Não é porque todas antes de mim fizeram, que eu tenho que fazer", analisa Jaqueline. 

Ouça aqui a entrevista completa com Jaqueline Vargas para o Papo de Mãe.

Podcast do Papo de Mãe na OLA Podcasts

Desafios / DilemasOLA PodcastsTentando Engravidarescritora