Papo de Mãe
» INSEPARÁVEIS

Podcast: Papo de Mãe e Turma da Mônica

Novo livro "Melhores amigas para sempre". Mauricio de Sousa e a psicopedagoga Paula Furtado falam sobre amizade e cumplicidade nas histórias infantis e na vida

Redação Publicado em 15/07/2021, às 00h00

Em "Melhores amigas para sempre", Mônica e Magali são inseparáveis
Em "Melhores amigas para sempre", Mônica e Magali são inseparáveis
Mauricio de Sousa e a psicopedagoga Paula Furtado lançaram o livro "Melhores amigas para sempre", da editora Girassol Brasil. 

O pai da turma da Mônica, Mauricio de Sousa, acompanhado da psicopedagoga, arteterapeuta e autora de livros infantis, Paula Furtado, bateu um papo com Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 

A conversa foi sobre as habilidades socioemocionais presentes no sexto livro da coleção Bem-me-quer, que ressalta a importância da amizade e seus desdobramentos.

Ouça aqui a entrevista com Mauricio de Sousa e Paula Furtad sobre amizade e cumplicidade nas histórias infantis e na vida. 

Melhores amigos também têm sentimentos “esquisitos”?  Muitas vezes, sim

As habilidades socioemocionais abordam diversos sentimentos presentes em todos nós desde a infância até a vida adulta. Às vezes, as diferenças entre os amigos podem fazer um deles imaginar que o outro não tem o direito de ter amigos diferentes, só por acreditar que o amigo não pode ser feliz longe dele. E isso acontece até mesmo com a dupla mais querida do bairro do Limoeiro.

No livro Melhores amigas para sempre, Mônica e Magali são inseparáveis. Estão sempre juntas, para o que der e vier. Mas, será que na hora de dividir as coisas, quando uma amiga está longe ou quando há diferenças a amizade se mantém? Ao longo da obra, a dupla mais famosa do Limoeiro mostra que uma verdadeira amizade supera qualquer obstáculo e que amizade não é “exclusividade”. E vai além: ao longo da história, o leitor poderá perceber como o sentimento de amizade é positivo e o que fazer para que o ciúme e a inveja (inerentes ao ser humano) não interfiram na amizade.

“Mônica e Magali demonstram que amizade não é algo inseparável. Amigos são como as estrelas. Nem sempre os vemos, mas sabemos que estão lá, prontos para brilhar para nós e por nós. Amigo de verdade gosta de ver o outro brilhar! E, assim como as estrelas, cada amigo tem um brilho único e especial.”(Trecho de Melhores amigas para sempre)

Veja também: 

Sobre a coleção Bem-me-quer

A coleção Bem-me-quer apresenta ao leitor mirim histórias sensíveis, delicadas e bem-humoradas, vividas pelos personagens da Turma da Mônica, com a ideia de tocar os corações das crianças – e também dos adultos. O objetivo da coleção Bem-me-quer é ajudar pais, professores e orientadores educacionais a usar os contos para trabalhar assuntos considerados “difíceis” de forma direta e, ao mesmo tempo, lúdica. As histórias e temas da coleção Bem-me-quer estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pois as competências éticas, emocionais e sociais são integradas ao contexto da narrativa. Os personagens da Turma da Mônica procuram, nos enredos, conhecer os próprios sentimentos e descobrir maneiras de transformá-los, sempre contando com a empatia e cooperação dos amigos.

A Bem-me-quer serve como ponto de partida para a criança reconhecer os próprios sentimentos e encontrar caminhos para transformá-los positivamente. Como os personagens das histórias aparecem em situações do cotidiano, isso facilita a projeção dos pequenos leitores, mostrando seus conflitos com o mundo externo e a autoavaliação para encontrar a saída dos mesmos.

Paula Furtado detalha ainda que “as histórias são instrumentos que possibilitam a elaboração das dores emocionais. Dar voz a essas emoções possibilita o acolhimento dos sentimentos da criança e a reflexão sobre os mesmos”. E acrescenta que “em muitas situações, a criança tem dificuldade em identificar e nomear seus próprios sentimentos ou não quer falar sobre o que está sentindo”. Nesse sentido, o livro infantil pode ser o elo entre os sentimentos da criança e a trajetória do personagem, fazendo com que seja possível essa identificação, possibilitando, assim, que enfrentem juntas os conflitos e alcancem o almejado final feliz.

Sobre a autora:

Paula Furtado é formada em Pedagogia pela PUC-SP. É psicopedagoga e arteterapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em neuropsicopedagogia, educação especial e contos infantis. Atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de ensino. Trabalha em consultório particular com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado. É assessora pedagógica em escolas da rede pública e particular e ministra cursos para formação de educadores.

Produção literária

Autora de mais de 90 livros, entre eles Era uma vez… aprendendo português, Histórias curando histórias, Histórias para aquecer o coração e Cuidado para não explodir!, publicados pela editora Girassol.  Em parceria com a Turma da Mônica, é autora da coleção Grandes Clássicos e da obra Do fundo do coração.

Jogos Pedagógicos

Criação e patente implantados e distribuídos para diversos institutos educacionais: De Olho na Ortografia, Detetive de Palavras, Em Cima da Hora… de Aprender Gramática, Desafio, Desafio Júnior, Desafio Folclore, Charada, Charada II, Memória de Estados e Capitais, Jogo da Tabuada.

Sobre Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica

Nasceu em 1935 e iniciou sua carreira como ilustrador em Mogi das Cruzes, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Aos 19 anos, mudou-se para a capital e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Sobre a Girassol Brasil e Mauricio de Sousa

Fundada no ano 2000, a Girassol Brasil nasceu com o objetivo de levar a crianças e jovens leitores livros com altíssima qualidade editorial e gráfica, que pudessem despertar o interesse pela leitura, além de também proporcionar momentos de diversão. Hoje, a editora tornou-se referência no mercado editorial. Com mais de três mil obras publicadas ao longo de sua história, a Girassol Brasil publica obras educativas e interativas, como contos de fadas, fábulas, literatura infantil e de estudo e pesquisa. Os livros também são conhecidos pelo primoroso acabamento: pop-ups, com abas, som e recursos interativos, que encantam crianças e jovens. Com muita responsabilidade e dedicação, a editora busca constantemente se renovar e ter sempre em seu catálogo obras com as mais modernas tecnologias do mundo gráfico a favor do estímulo à leitura. São mais de 150 títulos ao longo de 12 anos de parceria entre a Girassol e a Mauricio de Sousa Produções.

EducaçãoOLA PodcastsPodcast