Papo de Mãe

Primeira Infância, Plantar Amor

Mariana Kotscho Publicado em 23/11/2020, às 00h00 - Atualizado em 07/12/2020, às 15h25

Imagem Primeira Infância, Plantar Amor
23 de novembro de 2020


Por Rogério Morais – diretor executivo do PIPA.

Rogério Morais

Atravessamos um momento de despertar, um momento de expansão sobre a consciência de que precisamos garantir direitos e vida digna para todos. A ciência já trouxe, em vários campos de pesquisa e conhecimento, evidências de sobra de que o melhor investimento que podemos fazer é na Primeira Infância, etapa onde se concentra o período de maior desenvolvimento humano. Uma boa base solidifica toda a trajetória.

No Brasil, proporcionar melhores condições para as crianças é um grande desafio, vide a lacuna de oferta de alguns serviços e vulnerabilidades sociais e econômicas observadas no cenário atual. Temos uma baixa cobertura de creches, um quadro de pobreza e desnutrição grave, condições sanitárias terríveis, apenas para destacar algumas das fissuras estruturais do país.

PIPA: Primeira Infância, Plantar Amor         Foto: Isabela Monteiro

É uma distração depositar a responsabilidade pela correção destas mazelas somente no Estado. Nós todos fazemos parte de um todo e só teremos força para gerar uma transformação se unirmos o governo, as empresas, a sociedade civil organizada. Assim, aqui na Viana & Moura Construções, uma construtora de casas populares de Pernambuco, criamos um programa chamado “Primeira Infância, Plantar Amor”, onde atendemos os filhos dos colaboradores, que se encontram na faixa etária do zero aos 6 anos, com foco nos pilares socioemocional, saúde e nutrição.

Esse programa evoluiu, tornou-se mais robusto e agora virou empresa, um negócio social, que tem o lucro como meio para ampliar a realização da sua missão. Vamos aderir ao Pacto Global da ONU (Nações Unidas), comprometendo-nos com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de 2030. Isso porque temos a crença de que as crianças são as protagonistas da evolução da humanidade; e não há melhor caminho para uma transformação intergeracional, se não for por meio delas. Um mundo melhor para as crianças é um mundo melhor para todos.

Somos agora aprendizes, buscando aprimorar nossos serviços para proporcionar o mesmo atendimento aos filhos de colaboradores de outras empresas. Trabalhamos com afinco para oferecer o melhor e, enquanto isso, advogaremos intensamente pela causa da Primeira Infância.




ColunistasDestaquesBebêFamíliaHomeCriançaGravidezPrimeira Infância