Papo de Mãe
» TERAPIA INFANTIL

Terapia na infância: crianças aprendem a se conhecer melhor e ter maior controle das próprias emoções

A psicóloga Thais Zanin explica o que é a terapia infantil e quando o tratamento é indicado

Redação Papo de Mãe Publicado em 12/06/2022, às 06h00

Não são precisos traumas ou sinais para que os pais procurem tratamentos terapêuticos para seus filhos
Não são precisos traumas ou sinais para que os pais procurem tratamentos terapêuticos para seus filhos

A constatação de comportamentos estranhos, como evitar a presença de outras pessoas, ter dificuldades para dormir e a presença de uma tristeza excessiva, pode caracterizar a consequência de algum acontecimento traumatizante na infância, ou até mesmo sinalizar quadros de depressão e ansiedade.

Segundo a psicóloga Thais Zanin, os pais devem manter-se atentos, já que essas mudanças indicam a necessidade de procurar ajuda através da terapia infantil: um tratamento destinado a ensinar as crianças a se conhecerem melhor e terem maior controle das próprias emoções.

“A terapia irá auxiliar os pequenos não apenas a entender seus sentimentos, mas também como reagir frente a eles. Um processo benéfico para o desenvolvimento de interação social e também capaz de melhorar o rendimento escolar, reduzir a irritabilidade, aumentar a concentração e ajudar a criança a entender que é normal quando alguns acontecimentos fogem do nosso controle”, afirma Zanin.

Porém, a psicóloga explica que não são precisos traumas ou sinais para que os pais procurem tratamentos terapêuticos para seus filhos. “A partir dos 6 anos já é possível realizar um trabalho cognitivo comportamental e contribuir para que a criança, que está começando a ter contato com suas emoções, aprenda como agir de maneira correta a respeito de seus sentimentos sobre o mundo, o que também facilita muito seu amadurecimento emocional.”

Da mesma forma que as crianças aprendem a ler e escrever na escola, Zanin compara o aprendizado sobre as emoções, que deve ser iniciado ainda nessa fase inicial da vida para que esses indivíduos possam crescer com uma evolução natural, mas direcionada, sobre como os seres humanos devem reagir sobre situações agradáveis e desagradáveis.

Lembrando que o aprendizado dos filhos também contribui para o desenvolvimento dos próprios pais, além de garantir maior harmonia para toda a família. “Quando todos estão em paz e possuem mais conhecimento e controle sobre as próprias emoções, as sensações de prazer e felicidade podem ser mais bem apreciadas, assim como eventuais conflitos e desprazeres também podem ser mais facilmente controlados e amenizados, o que ressalta a terapia como algo imprescindível para todas as pessoas”, diz a psicóloga.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook