Papo de Mãe

SERVIÇO: ENURESE NOTURNA TEM TRATAMENTO GRATUITO!

pmadmin Publicado em 05/12/2012, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h28

5 de dezembro de 2012


O “xixi na cama” afeta 15% das crianças até 5 anos e 5% até os 10 anos, um número relevante que ainda é negligenciado pelos pais e também pelos profissionais de saúde, destaca o Hospital das Clínicas de São Paulo. A doença pode acarretar problemas ao relacionamento social, distúrbio emocional, interferir na qualidade de vida e desenvolvimento saudável da criança e do adolescente. O comportamento inadequado dos pais pode prejudicar a recuperação do enurético já que os castigos, punições e ofensas desnecessárias podem ter graves reflexos emocionais e trazer prejuízos ao relacionamento familiar.

Enurese tem tratamento GRATUITO em todo Brasil!

O que a maioria dos pais não sabe é que existem centros de apoio gratuitos em todo Brasil. Em São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP) oferece tratamento gratuito para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com enurese através do Projeto Enurese. O Projeto Enurese

Uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia, nefrologia e neurologia fazem a avaliação e indicação de quais médicos deverão acompanhar o tratamento, de acordo com o quadro diagnosticado. O atendimento é feito individualmente, em grupo ou à distância – para pacientes que moram longe da capital paulista.

Para participar do programa é preciso que a criança tenha pelo menos cinco anos (idade que caracteriza a enurese, segundo a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina) e dois episódios de “xixi na cama” por semana, sem nenhuma outra doença que possa caracterizar a incontinência.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Programa http://www.projetoenurese.com.br/index.phpou pelo telefone (11) 3091- 1961. Após o cadastro, o paciente receberá em casa um questionário que deverá ser devolvido ao HC – sem custo de postagem. Este procedimento é o primeiro passo. Após avaliar a necessidade de acompanhamento médico é preciso passar pela triagem feita no Hospital das Clínicas através de exames físicos, laboratoriais, polissonografia, avaliação psicológica e de postura. O resultado destas avaliações definirá o tratamento adequado, conforme a necessidade do paciente.

Confira também!

“Sem Xixi na Cama” é um site dedicado exclusivamente a promover informação sobre as causas e consequências da Enurese, gerando conhecimento e prevenção. Neste endereço eletrônico é possível entender as causas, sintomas, consequências da doença, compreender a importância do diário miccional para o diagnóstico médico, fazer o download, receber dicas, esclarecer dúvidas, entender a importância dos pais no tratamento e conhecer os tratamentos disponíveis. Além de espaço destinado à brincadeira, em que a criança tem a opção de imprimir desenhos para colorir ou pintar os desenhos on line. Para se informar sobre os endereços e telefones dos centros em todo país, recomendamos que os pais acessem http://semxixinacama.com.br/centros-de-apoio.php. Num clique é possível descobrir qual o mais perto de você.

Agradecimento:Andressa Nascimento 


Diversos