Papo de Mãe
» LEITURA INFANTIL

Dica de leitura para as crianças: "Mini, a girafa do pescoço curto"

Ator e jornalista Thiago Simpatia escreve livro para as crianças que trata da diversidade

Mariana Kotscho* Publicado em 28/12/2021, às 07h00

A girafa Mini
A girafa Mini

Thiago Simpatia, autor do livro infantil  "Mini - a girafa do pescoço curto", é um apaixonado pela comunicação e pela arte. Ator e jornalista, ele é também um grande incentivador da leitura desde a infância: "O conhecimento é a única riqueza que ladrão nenhum nunca vai roubar. A leitura é libertação", costuma dizer.

Neste livro, o escritor procura estimular as crianças a entenderem e respeitarem as diferenças, inclusive como prevenção ao racismo, preconceito e ao bullying. As ilustrações do livro são de Tom Dutra.

livro
Capa do livro de Thiago Simpatia

Thiago conta que costuma visitar muitas comunidades: "Num desses rolês, percebi que as crianças precisavam de algo para estimular o respeito. Ao voltar para casa, escrevi o livro. A personagem Mini passa por diversas situações pelo simples fato de ser diferente (ter o pescoço curto)."

Para Thiago Simpatia, "já passou da hora dos colégios adotarem os livros que mostram o protagonismo preto, provar o quanto a representatividade é importante! Somos diferentes, e aí que está o charme, mais uma vez: respeitar as diferenças!".


A diversidade faz parte das nossas vidas, quanto mais cedo a criança entender, mais leve e simples será a compressão perante a vida! (Thiago Simpatia)


Ele defende que é preciso estimular a leitura para as crianças principalmente para que desenvolvam desde cedo um pensamento crítico: "Quero criar um exército de pensadores e críticos, só assim eles vão aprender a contestar e entender a posição que devem ocupar perante a sociedade".

Assista ao Papo de Mãe sobre literatura infantil

O livro é bem colorido e de uma forma lúdica passa valores importantes aos pequenos leitores. Uma dica é também que os pais e mães leiam com seus filhos e filhas para conversar sobre os temas levantados pela história de Mini.


Espero despertar a paixão pela leitura e dar início a uma conscientização coletiva!
A criança é a esperança de um futuro mais consciente. É impossível ensinar novos truques pra cachorros velhos, por isso vamos acreditar nas crianças! (Thiago Simpatia)

Quem é Thiago Simpatia

THIAGO
Thiago Simpatia (@thiagosimpatia)

Atualmente, aos 36 anos, ele trabalha na TV Globo como produtor, mas começou na emissora aos 15 - como figurante. Já foi também operador de microfone, apresentador, estudou Rádio e TV e jornalismo. Thiago passou por outras emissoras e sites e retornou para a TV Globo recentemente.

Nascido em São Paulo, foi criado pelos avós. "Minha família foi minha base. Meu avô foi um homem preto que fez faculdade nos anos 50, 'numa época em que preto nem era considerado gente'. E meu vô provou para nós, eu e meus 2 irmãos, que o conhecimento ia nos libertar e realmente isso que aconteceu. Meu avô mostrou que tínhamos que aprender a ocupar nosso espaço perante a sociedade. Mesmo morando na quebrada e passando dificuldades, aprendemos que conhecimento é libertador. Meu avô se formou em contabilidade. Minha avó era dona de casa e costureira e sempre nos deu muito amor", conta Thiago emocionado.

Veja também

Casado, ele tem 2 filhos: Carlos Henrique, de 15 anos, jogador de basquete e o Juan, que tem 11 anos. "Dois meninos lindos, incríveis. Super comprometidos, inteligentes. Sou pai, né? Sou suspeito para falar..."

Thiago Simpatia também tem um projeto social desde 2009, o Projeto Corrente do Bem, no Jardim Piracuama, Campo Limpo, bairro onde cresceu. "Sou um ativista periférico", se define.

Clique aqui para comprar o livro.

*Mariana Kotscho é jornalista, repórter do Papo de Mãe e comentarista do Bem Estar da TV Globo.

EducaçãoCriança