Novo guia alimentar recomenda padrões de alimentação

Bruna Ramos – Portal EBC*
Para promover a alimentação saudável da população brasileira o Ministério da Saúde lançou, em 2005, um guia com informações, análises, recomendações e orientações sobre escolha, preparo e consumo de alimentos. Este documento, chamado Guia Alimentar para a População Brasileira, está sendo reelaborado desde 2011 e agora, se encontra no portal do ministério em forma de consulta popular. Até o dia 7 de maio, a população poderá fazer sugestões ou comentários.
O guia traz três recomendações básicas: basear a alimentação em alimentos in natura e minimamente processados, utilizar com moderação óleos, gorduras, sal e açúcar ao preparar os alimentos, e limitar produtos prontos para o consumo.
A publicação resume ainda, em dez dicas, como se obter uma alimentação saudável. Confira:
1) Fazer de alimentos in natura e minimamente processados a base da alimentação;
2) Usar óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação;
3) Limitar o uso de produtos prontos para consumo;
4) Comer com regularidade e com atenção e em ambientes apropriados;
5) Comer em companhia;
6) Fazer compras de alimentos em locais que ofertem variedades de alimentos frescos e evitar aqueles que só vendem produtos prontos para consumo;
7) Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8) Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9) Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora e evitar redes de fast food;
10) Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
* Com informações da Agência USP
Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2014/02/novo-guia-alimentar-recomenda-padroes-de-alimentacao
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DICA: Reveja o Papo de Mãe sobre Alimentação neste sábado (08), 11 horas, na TV Brasil. 

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