Território do Brincar: série de mini documentários mostra como brincam as crianças em diversas regiões do país

Território do brincar

O projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.

Em cada encontro surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro.

O trabalho do Território do Brincar se amplia ainda mais pela parceria firmada com o Instituto Alana, que é o correalizador do projeto, pelas escolas que acreditam no valor dessa pesquisa e são nossas parceiras, pelo apoio da Aliança pela Infância e outras pessoas e organizações que muito enriquecem essa história.

Este intenso trabalho de pesquisa foi sistematizado, dando origem a diversas produções culturais: um filme de longa metragem, dois livros e duas séries infantis para TV, filmes de curta metragem, artigos,  além de uma exposição itinerante que, entre 2014 e 2015, percorreu o Brasil para levar um pouquinho do Território do Brincar para escolas, festivais, praças, etc.

Dando continuidade a essa pesquisa, a equipe do Projeto seguirá rumo a terras distantes, além das fronteiras nacionais, e continuará produzindo materiais que tragam a infância de todos nós para dentro de escolas, instituições e famílias.

Assista agora a alguns vídeos da série de mini documentários que mostra como brincam as crianças pelo Brasil. 

  • Em Acupe (BA) as bicudas povoam o céu em batalhas constantes de capturar o vôo com as mãos. Não vai cola nem varetas, elas voam só com uma folha de caderno e uma linha de pipa.  Com crianças de: Acupe, BA.  Agradecimentos: Monilson, Nalvinha, e Neide, Secretaria Municipal de Sto. Amaro.

  • O currupio é um brinquedo que requer destreza de mãos, e isso é o que não falta ao Leandro, que mora em Abadia, no Vale do Jequitinhonha (MG). Aqui ele nos apresenta um modelo que vai além dos rodopios típicos desse brinquedo. Com crianças de: Abadia – MG.  Agradecimentos: Aparecida e Luciana, Casinha de Cultura, Abadia.

  • No Rio Grande do Sul “encilhar” um cavalo e laçar um boi são motivos de muito orgulho. Mas porque não começar construindo seu próprio boi, com chifres amarrados em um cavalete com rodas e puxados por um avô paciente?  Agradecimentos: Escola Barão do Rio Branco, Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão, Silviane, Nelson, Juliano, Gabriel, Antônio, Zé Mancilla e Aldema.

  • O pião de tucumã é um brinquedo tradicional dos Índios Panará e pode ser feito com a semente do tucumã, uma fruta de uma palmeira típica da região amazônica ou com uma pequena cabaça. Uma vez pronto, é só puxar a linha com bastante força, sem deixar que o pião entorte para um dos lados. Ao girar, ele faz um zunido incrível, que encanta olhos, corações e ouvidos.  Parceria: Instituto SocioAmbiental, IAKIÔ Panará, Paula Mendonça. Agradecimentos: Sykiã Panará, Escola Indígena Matukre, FUNAI – Coordenação Local Colider.

  • Junto com os meninos da zona rural de Santa Maria de Jetibá, ES, acompanharemos seu fazer sábio, preciso, gestual e silencioso de carrinhos. São crianças que não dependem de adultos para realizarem seus sonhos de brincar. Com crianças de: Alto Santa Maria – ES, Rio Lamego – ES.  Agradecimentos: Administração da Escola Emilio Schroeder, Arlette e Emil Shubert, As Familias: Roger, Reets, Jering, Hammer, Secretaria de Educação de Santa Maria de Jetibá- ES Daniela Meirelles.

Veja mais e conheça o site do projeto: http://territoriodobrincar.com.br/

Assista também:

 


Tags: , , , , , ,