Papo de Mãe

Dica de leitura: Superdotação e Dupla Excepcionalidade, de Claudia Hakim

Roberta Manreza Publicado em 07/06/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h56

Imagem Dica de leitura: Superdotação e Dupla Excepcionalidade, de Claudia Hakim
7 de junho de 2016


O livro trata sobre um tema ainda desconhecido pela nossa sociedade, que é a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade, com a visão dos campos da Psicologia, do Direito, das Neurociências e da Pedagogia.

A Dupla Excepcionalidade é o fenômeno que ocorre quando, além da superdotação, o indivíduo apresenta mais outra condição que traz algum comprometimento, prejuízo e dificuldades em seu desenvolvimento ou comportamento. A Dupla Excepcionalidade pode vir na forma de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), Síndrome de Asperger (que são as duas condições mais comuns de se encontrar na população das pessoas superdotadas), Dislexia, Dispraxia, Transtorno de Oposição, TOC, etc.

CAPA DO LIVRO reduzida

O diferencial desta obra é o seu caráter interdisciplinar que decorre das formações da sua autora e por conter relatos pessoais da mesma.

A obra traz conceitos sobre a inteligência, a superdotação e sobre as características emocionais dos superdotados, tratando das necessidades de identificação destes alunos. Conta, também, a experiência pessoal da autora com a superdotação dos seus filhos, com a sua especialização em Neurociências, Psicologia Aplicada, como advogada atuante no Direito Educacional, sobre as dificuldades que encontrou para acelerar seus filhos de série e como estas dificuldades ainda persistem no Brasil e  podem ser superadas.

Aborda também os mitos que rodeiam a superdotação, as características cognitivas e afetivas das crianças superdotadas e a definição legal do aluno com altas habilidades/superdotação.

Apresenta a legislação aplicável tanto aos alunos com superdotação, quanto aos alunos com TDAH e  Síndrome de Asperger, preenchendo uma lacuna até então existente neste mercado. Sugere, ainda, propostas de intervenções pedagógicas e de atendimento das necessidades educacionais destes alunos, à luz de nossa legislação e com base nas pesquisas acadêmicas de especialistas da área.

Se você quiser adquirir a obra, poderá fazê-lo entrando em contato diretamente com a autora,  Claudia Hakim, por e-mail (neste caso, a autora concederá um desconto e enviará o livro com dedicatória ao solicitante: [email protected]), ou através do site da própria Editora Juruá: clique AQUI . Site da autora: www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com

claudiahakim

Claudia Hakim no lançamento de seu livro neste último domingo (05/06/16) . Foto: Ibrahim Adbul

Papo de Mãe recomenda:




ComportamentoDesafios / DilemasDicasEducaçãoEnsino SuperiorHome3 a 8 anos9 a 12 anos