Papo de Mãe

10 dicas para uma gravidez tranquila  

A ginecologista e obstetra Carolina Mocarzel  aponta as medidas preventivas que podem ser tomadas pela futura mamãe para que ela possa enfrentar com tranquilidade os momentos mais difíceis da gravidez.

Roberta Manreza Publicado em 04/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h44

Imagem 10 dicas para uma gravidez tranquila  
4 de junho de 2018


Por Dra. Carolina Mocarzel*, ginecologista e obstetra

A ginecologista Carolina Mocarzel destaca que alguns cuidados precisam ser tomados antes mesmo da mulher engravidar

A gestação é um período de ansiedade e dúvida. A mulher vive nove meses de expectativas e transformações no corpo. Ela fica mais frágil e precisa de alguns cuidados para proteger o bebê que está a caminho. O acompanhamento médico pré-concepcional (antes da gestação) é o primeiro passo para todo esse planejamento e, após o diagnóstico da gestação, o suporte pré-natal adequado garante a segurança da mãe e do bebê nos meses de gestação, no parto e no pós-parto. Há que se ter em mente que uma gestação de baixo risco pode virar de alto risco de uma hora para a outra e nesse cenário a avaliação adequada e o correto manejo fazem total diferença.

Como impedir que fatores externos e alheios à vontade da mãe interfiram na gravidez? Como ter uma preparação física e emocional adequadas? 

A ginecologista e obstetra Carolina Mocarzelaponta as medidas preventivas que podem ser tomadas pela futura mamãe para que ela possa enfrentar com tranquilidade os momentos mais difíceis da gravidez. A médica ressalta que alguns cuidados devem ser tomados antes mesmo da gestação. “É muito importante que a mulher tenha todas as informações possíveis e saiba quais ações deverá tomar para ter uma gravidez tranquila e que resulte em benefícios para o bebê. O acompanhamento médico é fundamental e, por isso, é recomendado que ela procure ajuda do ginecologista antes mesmo de iniciar as tentativas de engravidar”. Afirma a Dra. Carolina Mocarzel que preparou uma lista com 10 dicas que podem ajudar a mulher a ter a tranquilidade necessária para enfrentar a gravidez.

As dicas para a grávida: 

1- Tome ácido fólico pelo menos um mês antes de engravidar – O ácido fólico é fundamental na formação do sistema nervoso central do feto e deve ser consumido precocemente porque o tubo neural (a estrutura fundamental para o completo desenvolvimento do sistema nervoso do bebê) se completa nas primeiras 4 semanas de gestação, período em que a mulher geralmente ainda não sabe que está grávida. 

2- Busque um profissional que você confie e  se identifique. Pré-natal é momento de troca, de entrega. Você deve se sentir a acolhida e a vontade.

3- Faça consultas de pré-natal regulares – O acompanhamento médico da gravidez é fundamental para que a mulher saiba que está tudo bem com a saúde dela e do feto. O cenário obstétrico muda de uma hora para outra. Uma gestante pode ficar hipertensa de uma consulta para a outra, o bebê pode ter modificação no seu padrão de crescimento. Várias situações podem requerer cuidados extras.

4- Informe-se a respeito de cada etapa do pré-natal e as modificações esperadas para cada fase. Gravidez nem sempre é um processo assintomático e nem todos os sintomas diferentes são condições de risco ou problemas. 

5Realize atividade física regularmente e sempre com supervisão.

6- Busque manter o peso ideal – já que a obesidade é fator de risco para inúmeras complicações na gravidez. 

7- Busqueuma alimentação saudável e com nutrientes variados. O que você come reflete o padrão de nutrientes do cordão umbilical do seu bebê. Busque suporte de uma nutricionista que esteja habituada a manejar gestantes.

8- Corrija eventuais deficiências de nutrientes. Pode ser importante para a mulher fazersuplementação de ferro, vitamina D, vitamina B12, por exemplo, sempre sob supervisão médica

9- Busque orientações sobre cuidados com a pele, hidratação adequada e prevenção de manchas.

10-Reduza o estresse! Não precisa viver em uma “bolha”, mas entenda que essa fase é especial e requer cuidados. 

*Dra. Carolina Mocarzel é médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com título de especialista em ginecologia e obstetrícia e em medicina fetal pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Possui  Pós-graduação em Medicina Fetal pelo Instituto Fernandes Figueira, é  mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda pela mesma instituição.

Dra. Carolina Mocarzel possui capítulos de livros e trabalhos publicados em congressos envolvendo temas como obesidade, gravidez de risco,  gestações  gemelares, entre outros. Atualmente é chefe da unidade Materno Fetal do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro,  professora da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina Estácio de Sá  e responsável por uma clínica privada de assistência a mulher com foco em ginecologia e obstetrícia.



ColunistasHomeGravidezPré-natalTentando Engravidar