Papo de Mãe

Como prevenir gripe e resfriado com a alimentação

Adotando uma alimentação balanceada é possível reverter um quadro infeccioso e até mesmo prevenir o organismo de gripes e constipações que podem surgir.

Roberta Manreza Publicado em 15/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h37

Imagem Como prevenir gripe e resfriado com a alimentação
15 de junho de 2018


Por Dr. Lucas Penchel*, médico nutrólogo

Uma alimentação balanceada fortalece a imunidade e pode combater a influenza

Com o tempo seco e as baixas temperaturas trazidas pelo inverno, o organismo gasta o dobro de energia para manter o corpo aquecido e funcionando em sua totalidade. Porém, com o clima propenso a infecções virais e resfriados, ficamos expostos a uma série de males que vem com a estação. Adotando uma alimentação balanceada é possível reverter um quadro infeccioso e até mesmo prevenir o organismo de gripes e constipações que podem surgir.

Um dos alimentos mais eficazes na prevenção da influenza são as frutas cítricas. Por possuírem como principal base a vitamina C, elas estimulam os glóbulos brancos a combaterem agentes de infecção no corpo. As mais indicadas são morango, laranja, limão e kiwi. Outras vitaminas importantes para a recuperação e prevenção de doenças virais, são a A, B e B12. “Essas vitaminas em especial podem ser encontradas nos vegetais de folha e flores, como rúcula, espinafre, brócolis e couve-de-bruxelas”, aponta Lucas Penchel, médico nutrólogo e diretor da Clínica Penchel.

Sobre os condimentos, muitos deles já são comumente utilizados na cozinha dos brasileiros. Por tradição, muitos dos nossos pratos levam a cebola e o alho, que são ingredientes ricos em selênio. Mineral responsável por equilibrar a imunidade, o selênio funciona como um potente antioxidante e melhora o fluxo sanguíneo, tudo isso proporcionando uma fortificação no sistema imune.

Na atuação dos grãos integrais, a vitamina que mais pode ser encontrada é a E, que atua no combate aos radicais livres e consequentemente no suporte ao sistema imunológico contra as infecções. Sobre os grãos, o profissional destaca alguns em especial, que possuem baixo nível calórico e que podem ser agregados na alimentação: “A escolha por grãos integrais favorece o combate as doenças e a proteção do corpo, ativando e fortalecendo os anticorpos. Os que mais indico são a aveia, cevada e o arroz integral”, afirma Lucas.

*Dr. Lucas Penchel

Diretor Técnico da Clínica Penchel

Nutrologia (Faculdade de Medicina da Santa Casa- SP)

Medicina Esportiva – Universidade Católica de Petrópolis

Pós-Graduando em Endocrinologia (IPEMED)

Mestre em Medicina (Biotecnologia da saúde)

Nutrição em formação (Faculdade Universo)         

Membro da Sociedade Brasileira de Nutrologia                     

Membro da Associação Brasileira do Estudo sobre Obesidade e Síndrome Metabólica

Member do International Colleges for the Advanced of Nutrology

Member of the American Society for Nutrition



DestaquesHome