Cinco dicas para evitar dores na gestação

Por Dr. Alberto Guimarães*, ginecologista e obstetra

 

1. Pratique atividades físicas. Não precisa ser nada intenso, pode começar com atividades leves como caminhadas, bicicleta, natação, hidroginástica.

2. Evite sal em excesso. Ele promove o acúmulo de líquidos, o que aumenta o inchaço nas pernas e em todos os tecidos do corpo.

3. Beba bastante água. Isso mantém as células hidratadas e aumenta a capacidade dos rins de excretar o que não precisa. Associada ao menor consumo de sal, vai ajudar a desinchar.

4. Alongue. Isso ajuda a evitar as contraturas musculares e câimbras, que são comuns nesta época.

5. Use travesseiros. Para dormir, sempre um para a cabeça e um para as pernas, sendo que: quando de barriga para cima, o travesseiro fica debaixo dos joelhos, e, quando de lado, fica entre eles.

 

 

*Dr. Alberto Guimarães

Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”, novo modelo de assistência à parturiente que realça o parto natural como um evento de máxima feminilidade, onde a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Atuou no cargo degerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo e na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 

https://www.partosemmedo.com. br/

https://www.instagram.com/ partosemmedo/

https://www.facebook.com/ partosemmedo

https://www.youtube.com/ channel/ UCmC90evAPAvc4H2W74auqgQ