Mindfulness ajuda a controlar o estresse na volta às aulas

Por Alicerce Educação*, 

Alunos do Alicerce praticam a técnica de meditação que melhora a concentração e o comportamento

O início do ano letivo é um momento de estresse para muitos alunos. Segundo a coach e psicopedagoga do Alicerce Educação, Christiane Fernandes, “a insegurança diante de possíveis mudanças e novos desafios gera ansiedade”. Mas a prática de mindfulness, uma técnica de meditação, ajuda o aluno a se fortalecer e enfrentar esses sentimentos.
Em todas as unidades do Alicerce, a rotina começa com exercícios de mindfulness. Os alunos que frequentam as aulas de reforço escolar fecham os olhos e tranquilizam a mente. Eles participam da prática que, em português, significa “atenção plena”. A técnica que veio da Ásia e foi adaptada para o Ocidente ajuda os alunos a ter foco no presente.

Os líderes do Alicerce recebem 4 horas de treinamento intensivo e constante reciclagem para transmitir a técnica de formas variadas. A atenção pode estar nos movimentos, em alguma atividade específica, nos sons, no silêncio, na própria respiração ou na do colega. São 3 a 10 minutos por dia, no começo ou no fim da jornada de cinco horas e meia, em que alunos de 6 a 17 anos aprendem Matemática, Português, Inglês, Programação (e robótica) e fazem descobertas de temas ligados à música, física, química, astronomia, literatura consequência. No final das aulas, o pode ser feito um exercício para relaxamento, com os alunos deitados.

A mindfulness ajuda a perceber as próprias emoções e padrões de comportamento. Bruno foi para o 5º ano do ensino fundamental e frequenta as aulas em Guarulhos. Quando chegou ao Alicerce, não conseguia se concentrar e ficava irritado com frequência. Com a prática de mindfulness e das atividades socioemocionais, o garoto de 10 anos está mais tranquilo, se relaciona melhor com os colegas e demonstra engajamento nas tarefas. “O mindfulness é muito importante porque ajuda a gente a se concentrar e a controlar os impulsos. Em uma situação de raiva ou de medo, você não escolhe a pior opção e faz a coisa correta. Eu gosto muito”, explica Bruno.

Juliana Mufarej é a responsável pela formação dos líderes, que são motivados a incorporar o mindfulness em suas vidas, antes de passar aos alunos. Ela explica que os benefícios começam com a saúde física: redução dos batimentos cardíacos, da pressão arterial, aumento da longevidade, da resposta imunológica e da qualidade do sono. “A prática reduz o estresse, melhora a concentração e, consequentemente, a memória, o nível cognitivo e o aprendizado. Isso tudo trará benefícios que serão sentidos através de mais oportunidades ao longo da vida”.

 

*Alicerce Educação