Férias de julho: dicas de diversão na pandemia

Escola de São Paulo elaborou lista com ideias e dicas de atividades para as crianças durante o mês de julho

Redação Papo de Mãe* Publicado em 03/07/2021, às 07h37

A importância do brincar -

Julho é a época de descansar das aulas e tarefas escolares. A ordem do mês é brincar. Em razão disso, a coordenação da Educação Infantil de um colégio privado de São Paulo, localizado em Interlagos, preparou uma lista com ideias de atividades e programações que garantem a diversão das crianças nas férias.

“Sabemos que o brincar da criança é a forma mais séria e eficaz para que ela se desenvolva saudavelmente nos aspectos cognitivos, sociais, psicológicos e neurológicos”, diz Rebeca Boldrin de Oliveira, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Humboldt.

Além disso, a coordenadora explica que “nesta faixa etária, as diferentes vivências durante o brincar vão construir a base para o aprendizado escolar mais formal. Assim, aparentemente "apenas brincando", as crianças estarão aproveitando, de maneira agradável e construtiva, esses momentos e os pais estarão contribuindo, da melhor forma, para o amadurecimento global de seus filhos". 

Veja também

Entre as opções elencadas estão brincadeiras orientadas, jogos tradicionais, trabalhos manuais, experiências científicas e passeios ao ar livre. Confira! 

Brincadeiras Orientadas

Jogos Tradicionais

Jogos como memória, dominó, ludo, damas, mico, porco, jogo da velha, loto, bingo, entre outros são muito indicados e, normalmente, conhecidos por todos.

Trabalhos Manuais e Bricolagem

Atividades que envolvam habilidades manuais, com o uso de diferentes tipos de materiais: argila, pintura a dedo, aquarela, madeira, diferentes tipos de papéis, tecidos, lãs, linhas, etc.

Experiências Científicas

“Todos se lembram de alguma grande descoberta ou mágica feita na infância: a vela que apaga dentro do copo, os pedacinhos de papel que grudam no pente”, lembra a coordenadora Rebeca Boldrin de Oliveira. Outra ideia é construir capuxetas (pipa sem vareta), cata-ventos, pipas, caleidoscópios, etc. 

Passeios ao ar livre

Alguns lugares ao ar livre para passear com as crianças também foram incluídos na lista da escola:

Assista ao Papo de Mãe sobre a importância do brincar

Fériasdicascriançasdiversãoa importância do brincaratividades

Leia também

Receitas saudáveis para as férias das crianças


Dicas de atividades para as férias escolares


Um ano inteiro de chuva


Projeto oferece reforço nas férias para crianças de escolas públicas


5 dicas para registrar as férias dos pequenos