Livro infantil aborda com delicadeza temas como autismo e inclusão

A autora Heloisa Prieto aborda com delicadeza temas como autismo e inclusão no livro As aventuras de um cão chamado Petit

Redação Papo de Mãe Publicado em 02/04/2022, às 11h40

Ilustração do livro As aventuras de um cão chamado Petit -

Ilustrado por Maria Eugênia, As aventuras de um cão chamado Petit narra de maneira sensível a amizade entre um cachorro, uma menina especial e sua irmã mais velha; livro é inspirado em episódios da infância da escritora

 “Inseri vários episódios biográficos ao criar a história. A relação que as meninas têm com o cachorro é inspirada na maneira como minha irmã e eu lidávamos com nossos pets.” A declaração da escritora Heloisa Prieto dá pistas sobre como surgiu seu novo livroAs aventuras de um cão chamado Petit, lançado pela FTD Educação.  

O enredo trata, com delicadeza e afeto, de temas como autismo, dificuldade de socialização e bullying, além da importância da inclusão e do apoio às crianças com necessidades especiais. 

Dedicada à irmã Renata, a obra da consagrada escritora, que já publicou mais de 80 livros, narra a história de Olívia, Alice e Petit, um cachorro que chegou pequeno na família, mas que cresceu — e muito —, contrariando seu nome (petit é “pequeno” em francês).  

Capa do livro

No enredo, Alice é uma garota muito inteligente, que adora brincar no seu próprio mundo e desenhar. Ela também tem o hábito de balançar o corpo e prefere ficar horas sozinha a socializar. Olívia é a irmã mais velha de Alice, que conta a história de como Petit se tornou o melhor amigo das duas. Ela narra também as dificuldades de Alice para se enturmar e a união de forças, em casa e na escola, para acolher a condição especial da irmã.  

livro é ilustrado pelas aquarelas expressivas de Maria Eugênia, que já ilustrou mais de cem livros para crianças e adultos. As imagens dão o tom de cada cena: alegria, apreensão, concentração, estranhamento, partilha, alívio etc. De maneira sutil e lúdica, surgem reflexões profundas e de extrema importância para o desenvolvimento socioemocional do pequeno leitor, integrando a linguagem dos afetos à linguagem literária. A identidade, a alteridade e a valorização da diversidade humana perpassam a narrativa, com foco na inclusão e no respeito.  

“Acho muito importante abordar o tema da diversidade neurológica, do autismo e das necessidades especiais, tanto na família quanto na escola. Afinal, cada criança é única, especial, no melhor sentido da palavra e, como diz o personagem da avó, ‘barriga de mãe não é fábrica de brinquedos’”, comenta Heloisa, que também dedicou a obra à avó Lydia (in memoriam). Diálogos reais dela tornaram-se falas da avó do livro.  

Veja também

Além das lembranças e ensinamentos que recebeu da família Prieto na infância, na criação do livro Heloisa contou com a orientação da psiquiatra e psicanalista Raissa Pala Veras, que assina o posfácio, para transformar a narrativa em uma abordagem mais universal, não restrita ao espectro autista.  

O texto final de Raissa Pala Veras também dá subsídio ao professor e aos pais e responsáveis para promover a inclusão da criança deficiente, descrevendo as ações fundamentais desse processo. Como diz Raissa, “há algo especial dentro de cada um de nós e isso é motivo para ampliarmos nossa capacidade de nos relacionar. Para tanto, precisamos expandir os limites da nossa compreensão”.  

A autora

Heloisa Prieto já publicou cerca de 85 livros. Além de escrever, traduz para o português os idiomas inglês e francês, e ministra oficinas de criação literária com a arte-educadora Priscila Nemeth e com o poeta e tradutor Victor Scatolin. Nos últimos anos, passou a viajar para Dublin, na Irlanda, para participar de seminários, cursos e encontros com escritores. Em 2020, teve contos publicados nas antologias Covid-19 Chronicles 1 e 2, do grupo de escritores Inkslingers.  

A ilustradora

Maria Eugênia Longo Cabello Campos ilustrou mais de 100 livros para crianças e adultos. Com seus trabalhos, participou de várias exposições, como as da Society of Illustrators e da American Illustration, ambas em Nova York, nos Estados Unidos, e a da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália. Participou também da oficina promovida pela Unesco e pelo International Board on Books for Young People (IBBY) na Bienal de Ilustrações de Bratislava, na Eslováquia. Foi colaboradora de revistas e jornais, como Folha de S.Paulo e Piauí, e tem seus desenhos estampados em vários produtos de design e papelaria. 

O livro

Recomendado: a partir do 3o ano  

Páginas: 56  

Formato 17 cm × 24 cm  

Acabamento: Lombada 

Preço sugerido: R$ 52 

A editora 

Há 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.  

InclusãoAutismolivros

Leia também

Autismo e primeira infância: diagnóstico e informação são essenciais para a qualidade de vida do autista e da família


Arte e autismo: Museu do Amanhã tem programação especial


A Teoria da Mente e o autismo


Desconfio que meu filho é autista, mas nenhum médico fecha o diagnóstico. E agora?


Abril azul: o mês dedicado à conscientização do Autismo