O preconceito com filhos de pais separados

A colunista Stella Azulay fala sobre divórcio e comenta se ainda há o preconceito em achar que filhos de pais separados são problemáticos

Redação Papo de Mãe Publicado em 24/08/2021, às 09h45

A colunista Stella Azulay -

Stella Azulay, diretora da escola de pais e adolescentes XD fala do preconceito em relação a filhos de pais separados, como se eles fossem sempre ser crianças ou adolescentes com problemas e ela ressalta: isso não tem nenhuma relação.

Filhos podem ou não ter problemas, independentemente de terem pais separados. E tudo vai depender muito também da maneira como pai e mãe conduzem a separação. "Sem dúvida o comportamento dos pais empacta no comportamento dos filhos, mas o mau comportamento pode acontecer entre casais casados também", diz Stella.

Veja também

Pais devem fazer um esforço especial como adultos para poupar os filhos na hora da separação e não "usar" os filhos quando há briga entre o ex-casal. Até para que as crianças e os adolescentes não criem uma visão distorcida de relacionamentos.

Os pais têm responsabilidades e devem sempre assumir sua posição de educadores de maneira saudável.

"Duas mãos na consciência e uma no coração", finaliza Stella Azulay.

Assista ao vídeo completo da Stella Azulay: episódio 5 da série sobre divórcio

Saiba mais sobre separação

No episódio 2 sobre divórcio, Stella Azulay deu dicas sobre como apresentar um novo reacionamento aos filhos.

Quando um casal se separa existe o momento difícl de comunicar a decisão aos filhos. Depois de um tempo pode acontecer de pai ou mãe iniciarem um novo relacionamento e vai chegar de novo o momento de ter este diálogo aberto com as crianças ou adolescentes: a hora de anunciar a nova relação.

Seja namorado ou namorada, marido ou esposa, é uma outra pessoa que passará a fazer parte da rotina dos filhos e filhas, muitas vezes assumindo o papel de padrasto ou madrasta.

Para Stella Azulay, especialista em desenvolvimento humano e diretora da Escola de Pais XD e Escola de adolescentes XD, há várias situações. Pessoas que demoram mais para encontrar alguém e outras que logo começam um novo namoro, então não existe uma fórmula única. "Mas é preciso entender que pode ser difícil para os filhos aceitarem o novo relacionamento, então a forma de apresentar pode fazer toda diferença", diz Stella. "É preciso ter um cuidado"."É uma nova pessoa que entra na vida dos filhos e se forem relacionamentos voláteis, é bom se perguntar se vale a pena apresentar e colocar tantas pessoas na vida, que logo vão acabar saindo", alerta Stella.

divórciostella azulaydivisão de bensseparação do casal

Leia também

Como contar para nossos filhos que vamos nos separar?


Eu nasci para ser mãe?


Como lidar com as perdas e como falar com crianças e adolescentes sobre isso?


A pressão do Enem: como lidar?


Você se lembra de dizer “Eu te amo”?