Papo de Mãe
» AFETO

Você se lembra de dizer “Eu te amo”?

Stella Azulay, da Escola de Pais XD, comenta sobre as relações humanas. E como encarar os desafios deste momento de pandemia?

Redação Papo de Mãe Publicado em 25/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h38

Demonstrar afeto através das palavras é de extrema importância, segundo especialista
Demonstrar afeto através das palavras é de extrema importância, segundo especialista

As famílias estão enfrentando muitos desafios. Stella Azulay, da Escola de Pais XD, que orienta diversas famílias, conta a história de uma mãe de um menino de 9 anos muito preocupada com o filho, que tem falado até em suicídio.

A mulher é mãe solo e mora sozinha com o filho que, durante a pandemia, não está indo para a escola. Como ela está saindo para trabalhar e não tem com quem deixar o filho, a criança fica um bom tempo em casa sozinha.

Veja também:

Stella afirma que crianças nessa fase têm muita facilidade de criar um mundo paralelo. A especialista também diz que é muito fácil que os filhos se sintam abandonados e que o necessário é conversar sobre a situação e verbalizar o afeto.

Às vezes as pessoas acham que o amor entre os pais e os filhos é uma obviedade, mas é sempre necessário abraçar e dizer 'eu te amo', principalmente durante a pandemia. Nada fica subentendido." (S.A.)

“É preciso ter conversas maduras com as crianças, elas já entendem muito mais coisas do que a gente imagina”, diz Stella. Para a criança se sentir segura, nunca é demais dizer “EU TE AMO”. Stella Azulay  ressalta que os sentimentos precisam ser verbalizados.

A conversa sincera evita que a criança fantasie coisas. O carinho e o afeto devem sempre ser demonstrados em gestos e palavras”.(S.A.)

E é importante abrir espaço para as crianças verbalizarem também seus sentimentos. A comunicação em família é a base de um bom relacionamento. "É claro que existem pessoas com dificuldades de se comunicar, mas isso é muito necessário", diz. Até mesmo adolescentes podem imaginar que os pais não os amam.

Assista ao vídeo completo com as dicas da Stella Azulay e se inscreva no Canal Papo de Mãe:

Stella AzulayFamíliaPandemiaVídeos