ONG Prematuridade.com encabeça tema de campanha mundial

Ação trará importância do contato entre pais e bebês prematuros

Redação Papo de Mãe Publicado em 15/09/2021, às 11h17

Pai e mãe não são visitas dentro da UTI Neonatal. Eles fazem parte do processo do cuidado dos seus filhos -

Já estão em andamento os preparativos para a campanha Novembro Roxo, celebrada internacionalmente, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de prevenir o parto prematuro, além de ressaltar os cuidados para uma gestação mais segura. Neste ano, o tema da ação será “Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!”, A temática é definida através de reuniões com ONG’s defensoras da causa, no mundo inteiro e, no Brasil, é encabeçada pela ONG Prematuridade.com.

As reuniões são lideradas pela EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants), parceira da ONG Prematuridade.com na Europa e responsável pela Glance Network, rede da qual a organização faz parte e que tem a diretora executiva, Denise Suguitani, como membro do conselho consultivo.

Veja também

“O tema que será tratado neste ano e, que nós da ONG lutamos constantemente, é de extrema relevância, ainda mais neste momento tão crítico de pandemia, no qual preocupadas com o contágio, parte das unidades neonatais adotou uma política de separação, limitando ou proibindo o acesso dos pais aos bebês prematuros”, fala Denise. “Infelizmente, a geopolítica brasileira e as diferenças regionais do sistema de saúde  fizeram com que o convívio dos pais com os bebês internados nos primeiros meses de vida se tornasse um sonho inalcançável para muitos, como demonstram relatos das mães enviados com exclusividade para a ONG Prematuridade.com, durante a pandemia. Nós fizemos o acolhimento de diversas famílias e buscamos intermediar suas solicitações para elas poderem ver seus bebês em diferentes UTIs espalhadas pelo Brasil”, completa.

A diretora-executiva da ONG Prematuridade.com ressalta que a não permissão dos pais dentro das UTI’s neonatais não fere somente o direito familiar, mas também interfere na recuperação do bebê e até mesmo no último adeus de pai e filhos. “A ONG Prematuridade.com abraçou essa ação global por acreditar que pai e mãe não são visitas dentro da UTI Neonatal, mas fazem parte do processo do cuidado dos seus filhos”, pontua.

Assista ao Papo de Mãe sobre bebês prematuros. 

pandemiaprematuridadebebês prematurosnovembro roxoprematuridade.com

Leia também

Prematuridade e o cuidado com o aleitamento materno


15 milhões de bebês prematuros nascem por ano no mundo


Projeto Nasci Prematuro Brasil busca identificar a realidade do nascimento pré-termo no Brasil


Novembro Roxo é o mês de prevenção à prematuridade de bebês


Prevenção da Prematuridade