Papo de Mãe

Novembro Roxo é o mês de prevenção à prematuridade de bebês

Consegue imaginar um bebê pesando menos de 750 gramas? Infelizmente esta é a realidade de muitas mamães que têm a gravidez interrompida por volta da 26ª semana de gestação.

Roberta Manreza Publicado em 01/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 11h42

Imagem Novembro Roxo é o mês de prevenção à prematuridade de bebês
1 de novembro de 2019


Por ONG Prematuridade.com*, 

Brasil registra 340 mil nascimentos de prematuros por ano, número representa 11,5% do total de nascidos

Consegue imaginar um bebê pesando menos de 750 gramas? Infelizmente esta é a realidade de muitas mamães que têm a gravidez interrompida por volta da 26ª semana de gestação. E não é só este grupo que sofre com a prematuridade. Algumas crianças nascem com um pouco mais de peso, porém se o nascimento acontecer antes da 37ª semana de gestação eles também são considerados prematuros. Mas como reverter este quadro que tanto assusta milhares de brasileiros? São 340 mil nascimentos de prematuros no Brasil todos os anos, 11,5% do total de nascidos. O percentual está acima da média mundial de 10%, segundo a Pesquisa Nascer no Brasil – Fiocruz 2016.

Para chamar a atenção para esta gravidade na saúde, a data de 17 de novembro é lembrada como Dia Mundial da Prematuridade. “Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-los, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para a família a e sociedade”, diz Denise Leão Suguitani, fundadora e diretora executiva da Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com. A entidade é pioneira a se dedicar à causa dos bebês prematuros em âmbito nacional.

Denise explica que a ONG Prematuridade.com colaborou com a elaboração do projeto de lei 10.739/2018, que estabelece o Dia da Prematuridade (17/11) no País, mais ainda está em tramitação. Mesmo assim ela afirma que a entidade segue trabalhando para chamar a atenção dos governantes e formadores de opinião sobre a importância do tema, “refletindo sobre a qualidade do atendimento oferecido aos nossos prematuros e às suas famílias e clamando por políticas públicas de prevenção e tratamentos modernos, adequados e mais humanos”, diz.

Mais informações sobre a ONG e a prematuridade de bebês podem ser encontradas em: www.prematuridade.com

São Paulo recebe III Caminhada da Prematuridade

No dia 10 de novembro, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com realizará a III Caminhada da Prematuridade. O evento acontecerá em São Paulo, no Vão Livre do MASP. A ação, gratuita, será a partir das 9 horas. Não há necessidade de inscrição.

Para a fundadora da ONG Prematuridade. com, Denise Suguitani, a participação da sociedade nos eventos é muito importante para a disseminação da informação sobre o Novembro Roxo, com a data de 17 de novembro sendo conhecida como o Dia Mundial da Prematuridade.

Serviço

III Caminhada da Prematuridade

Data: 10 de novembro de 2019

Horário: A partir das 9 horas

Local: Vão Livre do MASP – Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo (SP)

Entrada: Gratuita

*ONG Prematuridade.com

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com é a primeira organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção do parto prematuro, à educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas aos interesses das famílias de bebês prematuros, atuando em âmbito nacional. A ONG foi fundada por Denise Leão Suguitani, nutricionista, mãe de 2 filhos, quando ela trabalhava em uma UTI Neonatal de Porto Alegre (RS). Em sua vivência diária, percebeu que os pais tinham dificuldades de encontrar conteúdo confiável sobre bebês prematuros na internet. Assim, surgiu o blog Prematuridade.com, que rapidamente acabou tomando proporções maiores, tornando-se um portal. Em novembro de 2014, Denise fundou a Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, entidade pioneira que se dedica à causa dos bebês prematuros em âmbito nacional. Hoje são 3 mil famílias cadastradas, 40 voluntários e 18 estados brasileiros com presença da ONG.



HomeNotícias