Papo de Mãe

29 de Setembro: Dia do Coração

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 30 mil crianças nascem com alguma doença cardíaca no Brasil anualmente, sendo que uma a cada 100 nascidas vivas apresentam cardiopatia congênita. 

Roberta Manreza Publicado em 29/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h34

Imagem 29 de Setembro: Dia do Coração
29 de setembro de 2020


Por Sabará Hospital Infantil*, 

Campanha Setembro Vermelho: Os cuidados na cardiopatia congênita no Dia Mundial do Coração

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 30 mil crianças nascem com alguma doença cardíaca no Brasil anualmente, sendo que uma a cada 100 nascidas vivas apresentam cardiopatia congênita. Existem cerca de 50 tipos de más-formações cardíacas e a maioria pode ser detectada no período de gestação por meio de exames como o ecocardiograma fetal.

E os números são bastante significativos. O Sabará Hospital Infantil – especializado no atendimento exclusivo de crianças – realizou no último ano mais de mil consultas cardiológicas e mais de 80 procedimentos entre cirurgias e cateterismos.

“O principal diferencial do Sabará é ser o único hospital exclusivamente pediátrico em São Paulo com equipe preparada e toda infraestrutura necessária para cuidar da criança com qualquer tipo de cardiopatia congênita até mesmo antes do nascimento. Para a segurança do bebê, o parto poderá ser realizado no Sabará com a participação de um cardiologista, e todos os procedimentos necessários para o bem-estar do bebê serão realizados, desde a hora do nascimento até a fase adulta,” explica Dra. Ecryd Cristine Fernandes Abdala Elias, Cardiologista Pediátrica da Unidade de Terapia Intensiva.

Dra. Ecryd afirma ainda que “mesmo durante a pandemia, os bebês precisam ter esse acompanhamento de perto pela equipe cardiológica. O diagnóstico intraútero é extremamente importante, muda completamente a evolução do quadro da cardiopatia. Nascer em um hospital com suporte para cirurgia cardíaca e saber que será acompanhado até o fim de sua infância, faz toda a diferença para a família”.

O Departamento de Cardiologia Pediátrica do Sabará Hospital Infantil oferece aos pais o serviço de teleconsulta e proporciona consultoria e suporte para um acompanhamento eficiente de alta complexidade. O paciente complexo como o cardiológico pode contar também com o serviço de Navegação. Um conceito desenvolvido nos Estados Unidos e implantado em diversos países da Europa, a Navegação de Pacientes é uma novidade no Brasil e o Sabará Hospital Infantil é um dos precursores na implantação desse serviço na Pediatria inclusive voltado para melhorar a experiência da criança durante sua jornada na Instituição, garantindo assim, mais aderência ao plano de cuidados. É esse profissional quem coordena e acompanha a organização da jornada do paciente, além de ser um elo entre a família e o Hospital, facilitando o andamento do tratamento e promovendo o atendimento interdisciplinar.

O Programa de Terapia Fetal e Neonatal, associado ao Serviço de Cardiologia pediátrica, é o primeiro programa deste tipo no País em um hospital infantil. “Tal fato permite a programação do nascimento do bebê cardiopata, bem como a discussão prévia das opções de tratamento da doença. A escolha da melhor técnica e o melhor momento para realização da cirurgia cardíaca associada ao suporte pós-operatório especializado em UTI cardiológica exclusiva, tem grande impacto favorável no resultado destas cirurgias, afirma o gerente médico da Terapia Fetal e Cardiologia, Dr. Rogério Carballo Afonso.

O Sabará Hospital Infantil atende crianças e adolescentes até 18 anos, possui toda infraestrutura e corpo clínico multidisciplinar com expertise em alta complexidade. Possui UTI exclusivamente cardiológica 24h por dia além de realizar exames como ecodopplercardiografia fetal, ecocardiografia, ecocardiograma transesofágico intraoperatório, cateterismo cardíaco e estudo eletrofisiológico.

*Sobre o Sabará Hospital Infantil:Instituição com quase 60 anos, somos reconhecidos como um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil. Nosso modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com uma equipe multiprofissional integrada, de alta capacidade resolutiva na atenção à criança. Em 2013, o Sabará foi o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint Commission International, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz. 



DicasHomeNotícias