Papo de Mãe
» SAÚDE

Surto de gripe: vamos proteger as nossas crianças

Conheça os sintomas da H3N2 e saiba como prevenir as crianças do novo surto de gripe

Dra. Vanessa Mouawad* Publicado em 08/01/2022, às 06h00

Os sintomas da gripe podem ser confundidos com os da Covid
Os sintomas da gripe podem ser confundidos com os da Covid

Estamos vivendo um surto de gripe em algumas cidades do Brasil. Um surto que geralmente ocorre no inverno, está ocorrendo fora de época, no verão. As pessoas que ficaram isoladas bastante tempo, começaram a usar menos máscara, muitos não se vacinaram para a gripe durante a pandemia e acredito que esses fatores ajudaram a acontecer esse surto agora. Um surto de influenza, a H3N2.

A gripe é uma doença viral altamente contagiosa que se transmite pelas gotas de saliva e pelos objetos contaminados com essa saliva.

A vacina deve ser feita a partir de 6 meses de idade. Nos postos de saúde a vacina é trivalente (são 2 tipos de influenza A e 1 tipo de influenza B) e nas clínicas particulares a vacina é quadrivalente ( são 2 tipos de influenza A e 2 tipos de influenza B).

Sugestão: assista ao vídeo da Dra. Fernanda Viana, do Saúde4kids, explicando detalhes sobre a Covid-19 em crianças

Os principais sintomas da gripe são: febre alta, dores no corpo, nariz entupido, tosse e muitas vezes, vômitos. A criança fica bem caída, desanimada. A febre alta não é sinônimo de procurar o pronto socorro, porém, caso houver sinais de cansaço ao respirar, deve ser avaliada imediatamente na emergência.

O tratamento é feito com sintomáticos para a febre/dor, inalação com soro fisiológico e lavagem nasal. Em alguns casos, poderá ser prescrito um antiviral se detectado o vírus até o segundo dia de sintoma.

H3N2 é um subtipo de vírus do influenza A. A variante do vírus que está causando o surto atual de gripe é a Darwin. Não contemplada com a vacina aplicada até o ano passado. A vacina da gripe 2022 já virá com a proteção contra essa variante.

O vírus H3N2 se multiplica rapidamente no organismo da criança causando febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo, prostração, tosse, obstrução nasal, vômito e diarreia.

Veja também:

Os cuidados para evitar o contágio são fugindo das aglomerações, mantendo o uso da máscara e uso de álcool gel após contato com superfícies que possam estar contaminadas. As crianças podem continuar brincando ao ar livre, em parques, clubes, mas sugiro evitar shoppings e festas infantis, por ora.

Assim que a vacina 2022 chegar em abril, vacinar o mais breve possível.

Dra. Vanessa sorrindo
Dra. Vanessa Mouawad

*Dra. Vanessa Mouawad, pediatra neonatologista da Maternidade Pro Matre, Hospital Albert Einstein e Hospital São Luiz

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasSaúde