Papo de Mãe
» INCLUA MUNDO

A pessoa com deficiência e o mercado de trabalho

Toda quinta-feira o programa Inclua Mundo traz para você uma reportagem especial com o tema da inclusão, no Youtube do Papo de Mãe. E com tradução em libras

Mariana Kotscho* Publicado em 28/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h47

Inclua Mundo toda semana no Papo de Mãe
Inclua Mundo toda semana no Papo de Mãe

Qual é a realidade do mercado de trabalho para a pessoa com deficiênciaMesmo com a lei de cotas, que vigora há quase 30 anos no Brasil, ainda existem empresários que pagam multas de até R$ 250 mil por pessoa não contratada. Menos de 1% das pessoas com deficiência conseguem uma vaga no mercado de trabalho no Brasil.

A advogada Nathalia Blagevitch conta que teve muitas dificuldades para conseguir um emprego na área dela por ter paralisia cerebral. Mesmo sendo formada e tendo 3 pós-graduações, ela ouviu o seguinte de um empregador, depois de ter sido aprovada em entrevista: “Nós não estamos preparados para colocar uma pessoa com deficiência num cargo de destaque”.  Ela desistiu de procurar emprego na área dela.

Veja também:

A consultora em inclusão Maria de Fátima e Silva diz que ainda há muita desinformação em relação à contratação da pessoa com deficiência. Não se pode olhar para a deficiência no lugar da pessoa, do profissional.

Com a pandemia, a situação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho piorou ainda mais.

O empresário Marcelo Pires, presidente da Consolidar Diversidade, ajuda pessoas com deficiência a se colocarem no mercado de trabalho. Ele explica o que é capacitismo, que é o preconceito com a pessoa com deficiência. 

“A pessoa com deficiência não é nem herói, nem coitadinho, é uma pessoa”, diz Marcelo.

Assista a reportagem completa:

Inclua MundoInclusãoVídeos